Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Carnaval e temperaturas amenas freiam crescimento do consumo de eletricidade



Nielmar de Oliveira
 Agência Brasil


Rio de Janeiro - O menor número de dias úteis em razão do carnaval e as temperaturas amenas fizeram com que o mês de março registrasse um aumento do consumo de energia elétrica de apenas 2,8%, em relação a igual mês de 2010.

Na avaliação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), as principais classes de consumo frearam o ritmo de crescimento na comparação com os primeiros dois meses do ano. O crescimento acumulado no primeiro trimestre foi de 4,8%.

Na análise constante da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, a EPE afirma que a queda já era esperada não só por causa "do menor número de dias úteis devido ao carnaval, mas, também, devido às temperaturas mais baixas relativamente a março de 2010 nas capitais das regiões Sul e Centro-Oeste, além dos altos índices pluviométricos nos estados do Nordeste e no Pará”.

No mês de março, o consumo industrial totalizou 15.243 gigawatts-hora (GWh), um aumento de 2,6% sobre igual mês de 2010. Já o consumo residencial totalizou 9.500 GWh, aumento de 3,8% sobre a mesma base de comparação.

A combinação carnaval e temperatura amena também impactou o consumo residencial. Em alguns estados foram registradas queda no consumo ou pequenos percentuais de aumento no mês passado. A EPE destacou no Norte o Pará, com queda de 1,8%; no Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com -1,9% e -1% respectivamente; no Nordeste, Ceará, com expressiva redução de 4,7%, e Pernambuco, com alta de apenas 0,5%.

No Centro-Oeste, o Distrito Federal, que concentra cerca de 25% do consumo regional, chegou a registrar taxa negativa de -6,1% sobre março de 2010.

Finalizando a análise, a EPE destaca o consumo comercial e de serviços, que acabou percentualmente registrando a maior expansão da demanda por energia elétrica: 3,5%, embora, em demanda absoluta, o percentual represente apenas 6.373 GWh.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)