Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Candeias recebe equipamentos de informática para a gestão energética


Representantes da Eletronorte e Eletrobrás realizaram nesta terça-feira (17/11), a entrega de equipamentos de informática para a prefeitura do Município de Candeias do Jamari. Os aparelhos serão utilizados exclusivamente para as atividades de Gestão Energética Municipal. O projeto faz parte do Programa Eletronorte de Eficiência Energética – PEEE, e que tem parceria da Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel.

A solenidade de entrega foi realizada na Câmara Municipal da cidade, e contou com a presença do prefeito, Oswaldo Souza (Dinho), Gerente Substituto da Regional de Produção de Rondônia - CRD, Roberto Tomio, do colaborador Orlando Francisco, coordenador local do PEEE, do representante da Eletrobrás, Márcio Calheiros, além da participação de autoridades e população de Candeias.

A parceria entre as empresas do setor elétrico e prefeitura da cidade, visa principalmente conscientizar a população em praticar simples ações que garantem a economia no consumo de energia elétrica, seja em prédios públicos ou em residências. “Os equipamentos têm como finalidade, auxiliar a prefeitura a fazer levantamento de gastos desnecessários e problemas que ocorrem na cidade, como por exemplo, na iluminação pública. Além de orientar a população sobre como economizar na conta de luz”, disse Calheiros.

“Candeias do Jamari só tem a ganhar com a parceria das duas empresas. A cidade sempre teve o apoio da Eletronorte. Minha equipe vai trabalhar daqui pra frente para que o projeto dê certo, e que trará bons resultados para o nosso município”, afirmou o prefeito Dinho.

Para o Gerente Substituto, Roberto Tomio, Eletronorte está à disposição para auxiliar o município no projeto. “É uma satisfação selar novamente essa parceria com o município, pois, Candeias é uma das cidades de abrangência da Usina Samuel”, disse Tomio.

Em Rondônia, além de Candeias, Ariquemes também é uma das cidades cadastradas no projeto. As atividades realizadas em parceria entre as empresas do setor de energia e prefeituras, já atuaram diretamente em 249 municípios em 16 Estados brasileiro. 

Fonte: Terezinha Félix de Brito Drt/RO 954

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)