Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Camargo Corrêa não registra casos de doenças endêmicas em Jirau


Em um ano de trabalho, a Camargo Corrêa, responsável pela construção civil das obras da UHE Jirau vem desenvolvendo uma estratégia de ação no controle das doenças endêmicas da região. Toda esta ação é feita pela vigilância em saúde da construtora, dentro do canteiro de obra. Um trabalho intenso que garantiu 0% de doenças tropicais, comuns na região, como a malária, a dengue, a febre amarela e leishmaniose.

De acordo com o coordenador de vigilância em saúde da Camargo Corrêa, Anderson Cougo Soares, a equipe do setor empenhou-se num trabalho de controle e prevenção. “Todo este trabalho se deve a um diagnóstico prévio de situação que realizamos antes do início das obras, que aliado ao perfil epidemiológico da região obtivemos subsídios para os resultados alcançados. Para isso, contamos também com a parceria de instituições, como a SEMUSA, o CEMETRON e o IPEPATRO”, explicou Anderson informando ainda que, todo mês a empresa promove campanha de vacinação, para prevenção das doenças imunopreveniveis, em que se imuniza em média 800 pessoas.

Preocupada com o bem estar de seus profissionais, a Camargo Corrêa investe em saúde e segurança do trabalho. Para quem frequenta diariamente o canteiro de obra, o uso do equipamento de proteção individual - EPI, o diálogo diário de segurança e saúde – DDSS e a leitura da análise prevencionista de tarefa – APT são ferramentas essenciais para se evitar acidentes no trabalho; e aos profissionais que vão trabalhar na mata, a empresa oferece um repelente que difere dos demais devido ao seu princípio ativo que promove uma proteção por até 10 horas, conhecido por Exposis, fabricado pelo Laboratório Osler, o único que demonstrou eficácia contra os vetores da região.

A ação exemplar, desenvolvida no canteiro da UHE Jirau, tomou proporções maiores, tornando-se referência para ser implantado em obras internacionais da empresa como as obras em Angola, na África. “É de grande valia o reconhecimento deste trabalho, frente a um país como a Angola com problemas sérios de saúde pública e doenças endêmicas. A expectativa que temos é de obter resultados positivos, da mesma forma que obtivemos em Jirau”, destacou o coordenador de vigilância em saúde da Camargo Corrêa.

De acordo com o gerente Executivo da Camargo Corrêa, Luiz Américo Rogo, a construtora não mede esforços para promover a segurança, a saúde, o bem estar e a qualidade de vida de seus profissionais. “É de extrema importância a promoção de ações dessa natureza. Podemos ver o resultado através do desempenho dos profissionais e, consequentemente, a sua produtividade”, avaliou Rogo.

Fonte: Comunica

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)