Segunda-feira, 23 de maio de 2011 - 12h12
Pedreiros, soldadores, armadores e outros profissionais de frente de serviço passam por qualificação e se formam encarregados de produção civil
Responsabilidade de minimizar os riscos da obra, como desperdício de materiais, falta de segurança e impactos ambientais são atribuições dos novos 40 formandos em Encarregados de Produção Civil, qualificados na última semana pela construtora Camargo Corrêa na usina Jirau.
A expectativa é formar 600 novos encarregados até junho deste ano. A duração curso é de uma semana e os módulos abordados são: segurança do trabalho, produtividade, liderança e ferramentas de gestão e trabalho. Para o coordenador do Programa Geração Sustentável, Neudo Inocentti a qualificação é uma oportunidade para profissionais de frente de serviço de crescerem dentro do grupo. “As empresas perceberam hoje que o principal recurso delas é o humano. Então, quanto mais investir em capacitação e qualificação dos profissionais que já estão no grupo, maior será o rendimento das atividades deste profissional”, afirma o coordenador.
No Estado há 15 anos, o encarregado de produção civil Edemar Bombassaro com 59 anos conta que desde os 26 de idade trabalha na construção de outras barragens pelo país. “Participei de grandes empreendimentos que levam o desenvolvimento do meu país. Fico feliz de ter a oportunidade de fazer cursos de qualificações constantes, pois o conhecimento é tudo na vida de uma pessoa. Ninguém tira”, frisa.
A qualificação prepara os profissionais para atuarem em qualquer obra do país do grupo Camargo Corrêa, pois entre os temas abordados os ensinamentos são todos baseados nos conceitos básicos da empresa. Marcos Barra, gerente de produção civil ressalta que investir na qualificação do trabalhador é a garantia de obter resultados positivos no campo, “quando os profissionais são bem instruídos, o rendimento é melhor, a qualidade do serviço é excelente e as atividades seguem os rigorosos padrões de segurança do trabalho. Isso melhora em ambiente de trabalho e estimula os outros a buscarem fazer a diferença na sua área de atuação”, ressalta o gerente.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A