Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Camargo Corrêa desenvolve paisagismo em canteiro de obra


Com o intuito de levar harmonia ao ambiente de trabalho e o bem estar aos seus profissionais de maneira sustentável, a empresa Camargo Corrêa, responsável pelas obras civis da Usina Hidrelétrica Jirau, desenvolve um trabalho de reaproveitamento de todo o material que é extraído do canteiro de obra.

A madeira, por exemplo, é reaproveitada na produção de assentos, quiosques, praças de vivências, áreas de lazer e alojamentos. De acordo com o técnico especialista em paisagismo, Enio Carlos Arruda, o foco principal do projeto é evitar o desperdício de material e tornar o ambiente da construção mais agradável para os profissionais que lá residem. “A idéia partiu do gerente executivo da Camargo Corrêa, Luiz Américo Rogo. Temos atingido bons resultados, que é o bem estar de quem convive diariamente no empreendimento - os trabalhadores. Todos estão usufruindo do que foi feito”, enfatizou Enio Carlos.

Enio explicou, ainda, que a produção de paisagismo iniciou em Setembro deste ano. Algumas espécies extraídas são da região, como o açaizeiro, o tucumã e a pupunheira. “Recentemente concluímos a produção de um belo jardim tropical à base de palmeiras e outras plantas nativas”, disse o técnico informando, também, que várias espécies ornamentais são utilizadas.

Em toda a área de vivência, serão implantados mais de 40 mil metros de grama esmeralda. Para Enio Carlos, o verde proporciona um ambiente alegre e descontraído.

Segundo o engenheiro ambiental da Camargo Corrêa, Marcelo Hoff, a empresa tem a preocupação quanto ao desperdício do material utilizado no canteiro de obra. “Essa prática vem sendo apresentada no Centro Integrado de Educação Ambiental, local onde as comunidades escolares e visitantes conhecem de perto todo o processo deste trabalho. Outro trabalho, também desenvolvido pela empresa, é a trilha ecológica. A flora e fauna da região estão sendo conservadas. Um ambiente natural e harmonioso que será usufruído tanto pelos profissionais quanto pelos visitantes.”, esclareceu Hoff.

De acordo com Luiz Américo Rogo, é de extrema importância o desenvolvimento com sustentabilidade. “A empresa preocupa-se com o meio ambiente, e a prova disso é a produção do paisagismo. um projeto que garante harmonia ao ambiente de trabalho de forma sustentável e o bem estar entre os profissionais”, destacou o gerente executivo da Camargo Corrêa. 

Fonte: Comunica

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)