Domingo, 22 de novembro de 2009 - 15h41
Com o intuito de levar harmonia ao ambiente de trabalho e o bem estar aos seus profissionais de maneira sustentável, a empresa Camargo Corrêa, responsável pelas obras civis da Usina Hidrelétrica Jirau, desenvolve um trabalho de reaproveitamento de todo o material que é extraído do canteiro de obra.
A madeira, por exemplo, é reaproveitada na produção de assentos, quiosques, praças de vivências, áreas de lazer e alojamentos. De acordo com o técnico especialista em paisagismo, Enio Carlos Arruda, o foco principal do projeto é evitar o desperdício de material e tornar o ambiente da construção mais agradável para os profissionais que lá residem. “A idéia partiu do gerente executivo da Camargo Corrêa, Luiz Américo Rogo. Temos atingido bons resultados, que é o bem estar de quem convive diariamente no empreendimento - os trabalhadores. Todos estão usufruindo do que foi feito”, enfatizou Enio Carlos.
Enio explicou, ainda, que a produção de paisagismo iniciou em Setembro deste ano. Algumas espécies extraídas são da região, como o açaizeiro, o tucumã e a pupunheira. “Recentemente concluímos a produção de um belo jardim tropical à base de palmeiras e outras plantas nativas”, disse o técnico informando, também, que várias espécies ornamentais são utilizadas.
Em toda a área de vivência, serão implantados mais de 40 mil metros de grama esmeralda. Para Enio Carlos, o verde proporciona um ambiente alegre e descontraído.
Segundo o engenheiro ambiental da Camargo Corrêa, Marcelo Hoff, a empresa tem a preocupação quanto ao desperdício do material utilizado no canteiro de obra. “Essa prática vem sendo apresentada no Centro Integrado de Educação Ambiental, local onde as comunidades escolares e visitantes conhecem de perto todo o processo deste trabalho. Outro trabalho, também desenvolvido pela empresa, é a trilha ecológica. A flora e fauna da região estão sendo conservadas. Um ambiente natural e harmonioso que será usufruído tanto pelos profissionais quanto pelos visitantes.”, esclareceu Hoff.
De acordo com Luiz Américo Rogo, é de extrema importância o desenvolvimento com sustentabilidade. “A empresa preocupa-se com o meio ambiente, e a prova disso é a produção do paisagismo. um projeto que garante harmonia ao ambiente de trabalho de forma sustentável e o bem estar entre os profissionais”, destacou o gerente executivo da Camargo Corrêa.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A