Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Câmara aprova MP que aumenta conta de luz


A Câmara dos Deputado aprovou na noite de hoje (6) a Medida Provisória 466, que muda as regras do subsídio concedido à geração de energia pelas termelétricas na Região Norte.

O relator da MP, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), apresentou as mudanças no texto do governo para permitir que as usinas incluam ainda as despesas com o transporte de combustível até a unidade geradora de energia e também com o pagamento da reserva de capacidade. Segundo Bacelar, a reserva é um adicional previsto no contrato com o fornecedor de óleo ou gás para garantir o acesso a quantidades maiores se houver um aumento de demanda de energia.

A MP também estabelece nova regulamentação para a prestação do serviço público de energia elétrica nos sistemas isolados, àqueles não conectados às redes de transmissão e distribuição de energia elétrica que abastecem o país, e propõe nova metodologia de cálculo para a conta de consumo de combustível (CCC). Os sistemas isolados, a maioria na Região Norte, correspondem a 3 % de todo o consumo de energia elétrica do Brasil.

O texto aprovado pelos deputados, e que será agora encaminhado à apreciação do Senado, estabelece o regime de concorrência ou de leilões regulados, como ocorre hoje no Ambiente de Contratação Regulada para os sistemas que, por inviabilidade econômica, permanecerem isolados. A MP propõe um recolhimento adicional de 0,3% da receita operacional líquida das concessionárias a título de investimento compulsório em pesquisa e desenvolvimento.

Pelo texto aprovado, as distribuidoras de energia elétrica de todo o país repassarão aos consumidores finais um encargo adicional sobre sua receita líquida que deverá ser pago ao Tesouro Nacional como parte do ressarcimento. Na votação dos destaques, os deputados aprovaram um que proíbe as distribuidoras de repassarem às tarifas de consumidores de baixa renda as despesas adicionais com a CCC. 

Iolando Lourenço/Agência Brasil

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A