Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Câmara aprova MP do setor elétrico, sem obstrução da oposição


A Câmara dos Deputados votou hoje (11), sem obstrução dos partidos de oposição, as emendas do Senado às Medida Provisória (MP), que mudam as regras do subsídio concedido à geração de energia por termelétricas nos estados da Região Norte. A MP segue agora à sanção presidencial.

Na apreciação da MP no Senado, os senadores aprovaram cinco emendas ao texto da Câmara. Ao analisar as alterações propostas pelo Senado, o relator da MP, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), recomendou e o plenário acatou a aprovação de quatro emendas e a rejeição de uma.

Entre as emendas do Senado, há uma que aumenta de um para dois anos o período de ressarcimento previsto para os estados da Região Norte devido à queda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível usado nas termelétricas. A previsão é que o consumo de combustíveis pelas termelétricas deve diminuir com a integração dos estados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), quando as distribuidoras poderão adquirir energia de outras geradoras.

Embora o DEM tenha apresentado destaque para retornar ao texto da Câmara que previa o ressarcimento por um ano e não por dois, como foi aprovado pelos senadores, os deputados rejeitaram a proposta do Democratas e mantiveram o texto do Senado. Esse ressarcimento será pago com recursos de um adicional que as distribuidoras de energia vão recolher ao Tesouro Nacional até 31 de dezembro de 2012, de 0,3 % da receita operacional líquida.

Concluída a votação da medida provisória, os deputados inciaram a discussão e votação dos quatro requerimentos para apreciação dos projetos do pré-sal em regime de urgência. 

Iolando Lourenço/Agência Brasil

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)