Quinta-feira, 23 de julho de 2009 - 07h26
O Brasil tem, hoje, uma sobra estrutural de energia até 2013, de cerca de 4 mil megawatts médios. A quantidade excedente equivale ao volume de energia que será gerado pelas usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, que estão sendo construídas no rio Madeira. Isso significa que, mesmo que haja períodos com poucas chuvas, haverá energia excedente no país.
A informação é do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que participou nessa semana da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Segundo ele, a situação de tranquilidade se deve à queda de consumo de energia, aliada a um período de chuvas e à entrada em operação de empreendimentos já contratados.
Mas Tolmasquim lembrou que, apesar dessa situação, é importante saírem as licenças para os empreendimentos hidrelétricos a serem leiloados, como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). “O consumo do Brasil vai continuar a crescer e é fundamental ter as hidrelétricas. O fato de termos uma certa sobra agora não nos permite, em nenhum momento, esmorecer no sentido de botar as hidrelétricas em leilão”, explicou.
Energia e Meio Ambiente, com Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A