Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Brasil seguirá comprando gás da Bolívia, apesar de pré-sal, diz Lula


Segundo ele, o Brasil, a maior economia da América Latina, tem obrigação de ajudar os vizinhos mais próximos 

O Brasil continuará comprando gás da Bolívia mesmo depois de o país atingir a sua autossuficiência com a produção do pré-sal, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, durante a inauguração de um gasoduto no Rio de Janeiro. 

Segundo ele, o Brasil, a maior economia da América Latina, tem obrigação de ajudar os vizinhos mais próximos. 

"Temos que ajudar a Bolívia que é um país pobre, não é por que a gente vai ter mais gás que vai deixar de comprar, o papel de um país grande é comprar e ajudar os pobres, é a política de solidariedade", disse Lula em discurso durante inauguração do gasoduto que interliga Macaé à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). 

No discurso, o presidente da República ainda lembrou as desavenças com a Bolívia no passado, provocadas pela nacionalização do setor petrolífero pelo presidente Evo Morales. 

"Não podemos ficar brigando com a Bolívia", ressaltou Lula. 

Mais tarde, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que não há mais motivos para se preocupar com uma eventual escassez de gás no Brasil, em um momento em que a demanda pelo combustível está elevada, com maior consumo de energia durante o verão e pela retomada da atividade econômica. 

"Não acho que a Bolívia vai cortar o gás de nós (sic), não existe razão para a Bolívia fazer esse corte. Além disso, temos uma diversificação de fontes de suprimento", disse ela a jornalistas. 

Em seu discurso, ela afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que será lançado este ano, vai ampliar a malha de gasodutos no país. 

O Brasil tem hoje 9,217 mil km de gasodutos, e já foram investidos para a expansão da malha 26 bilhões de reais durante os governos de Lula. 

Até março, o governo pretende inaugurar o Gasene, que vai interligar as malhas do Sudeste com o Nordeste.

Fonte: Gazeta do Povo/PR

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)