Sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 16h39
São Paulo - O leilão das linhas de transmissão que vão interligar a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), ao restante do sistema elétrico nacional só deverá ocorrer no ano que vem. Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, ainda precisam ser feitos ajuste no projeto, uma vez que “parte dessa energia vai ficar na região Norte, o que influencia o planejamento dessas linhas. A perspectiva é que, em meados do ano que vem, teremos os leilões para as linhas de integração do sistema Belo Monte com o restante do sistema brasileiro” disse hoje (11), após o leilão de nove lotes de linhas de transmissão e subestações.
Entre as linhas licitadas estão as que transportarão a energia gerada pelas usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), para a Região Sudeste. Os serviços leiloados hoje foram arrematados por cinco empresas com um deságio médio (redução do valor cobrado) de 31,57%. Pelo modelo adotado na licitação, vence quem ofertar o menor preço em relação ao teto estipulado pela Aneel.
Daniel Mello
Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A