Sábado, 10 de outubro de 2009 - 12h53
Fundo e emprenteira devem assinar acordo de participação em leilão na próxima semana
Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Negócios e Empresas
A Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e a Odebrecht devem fechar na semana que vem a formação de um consórcio para disputar o leilão da hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.233 MW). Segundo a assessoria de imprensa da Funcef, a intenção do fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal é participar do projeto desde o início. O acordo entre as partes está previsto para ser fechado na próxima semana.
O governo estima que o leilão deva ocorrer até o dia 15 de dezembro, segundo o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento divulgado na última quinta-feira, 8 de outubro. A estimativa de investimento na usina é de R$ 16 bilhões, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética. Mas o setor privado, incluindo a Odebrecht, estimam aporte de R$ 30 bilhões. A Eletrobrás deverá ter participação de até 49% no empreendimento, conforme declaração recente do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A