Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Audiência Pública vai discutir qualidade da Energia no Acre


O Governador Binho Marques visitou ontem as obras de duplicação da rodovia AC 40 e prometeu que a estrada será toda iluminada. O que os moradores do município querem saber é de onde virá à energia que vai iluminar a rodovia, isso porque, o município de Senador Guiomard, enfrenta há anos sérios problemas com energia. 

Com o objetivo de discutir esse problema, hoje (25) às 8h, no Centro Cultural da cidade, audiência pública mobilizada por entidades civis organizadas, para discutir a qualidade da distribuição de energia elétrica, um problema que a cada dia irrita os moradores e os comerciantes da região,

A cidade construída no entorno da obra que em sua implantação tinha como objetivo interligar o Acre com o Abunã [Bolívia], recebe desde 2002, transmissão em 230 kV transmitida pela Eletronorte e que supre os mercados interligados de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Redenção e Vila Campinas.

Mas segundo os moradores, nunca chegou energia suficiente para o conforto da população. O comerciante Simei Almeida, conta que há décadas a população sofre com constantes picos de energia que prejudicam, principalmente, a rede de comerciantes de frios. Na cidade, além de um frigorífico, existe uma fábrica de refrigerantes e duas fábricas de água mineral e na zona rural, pequenos produtores de queijo.

"Na zona rural os apagões chegam a deixar a região doze horas sem energia, além disso, ela não chega com a voltagem de 110v e 220v. Vários equipamentos já queimaram. Os Plantões levam até 12 horas para atender uma chamada. É um descaso", acrescentou o comerciante.

Segundo dados da Associação Comercial e Empresarial Quinari (ACEQ), em média três picos de energia são registrados diariamente, além de apagões que já deixaram a cidade 24 horas sem energia elétrica.

"O pico prejudica todo mundo, os prejuízos são incalculáveis. Já entregamos um documento ao governador do Estado e até agora nada foi resolvido", disse Eurico Silva, presidente da ACEQ.

Cansados de esperar por providências, as entidades prometem acionar a empresa no Ministério Público através de uma Ação Civil que será discutida durante toda sexta essa-feira (25) e que vai tratar além da qualidade de energia consumida, os preços abusivos da conta de luz que chega à casa dos consumidores.

Jairo Carioca -  ac24horas 
Rio Branco, Acre

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)