Sábado, 26 de setembro de 2009 - 10h25
O Governador Binho Marques visitou ontem as obras de duplicação da rodovia AC 40 e prometeu que a estrada será toda iluminada. O que os moradores do município querem saber é de onde virá à energia que vai iluminar a rodovia, isso porque, o município de Senador Guiomard, enfrenta há anos sérios problemas com energia.
Com o objetivo de discutir esse problema, hoje (25) às 8h, no Centro Cultural da cidade, audiência pública mobilizada por entidades civis organizadas, para discutir a qualidade da distribuição de energia elétrica, um problema que a cada dia irrita os moradores e os comerciantes da região,
A cidade construída no entorno da obra que em sua implantação tinha como objetivo interligar o Acre com o Abunã [Bolívia], recebe desde 2002, transmissão em 230 kV transmitida pela Eletronorte e que supre os mercados interligados de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Redenção e Vila Campinas.
Mas segundo os moradores, nunca chegou energia suficiente para o conforto da população. O comerciante Simei Almeida, conta que há décadas a população sofre com constantes picos de energia que prejudicam, principalmente, a rede de comerciantes de frios. Na cidade, além de um frigorífico, existe uma fábrica de refrigerantes e duas fábricas de água mineral e na zona rural, pequenos produtores de queijo.
"Na zona rural os apagões chegam a deixar a região doze horas sem energia, além disso, ela não chega com a voltagem de 110v e 220v. Vários equipamentos já queimaram. Os Plantões levam até 12 horas para atender uma chamada. É um descaso", acrescentou o comerciante.
Segundo dados da Associação Comercial e Empresarial Quinari (ACEQ), em média três picos de energia são registrados diariamente, além de apagões que já deixaram a cidade 24 horas sem energia elétrica.
"O pico prejudica todo mundo, os prejuízos são incalculáveis. Já entregamos um documento ao governador do Estado e até agora nada foi resolvido", disse Eurico Silva, presidente da ACEQ.
Cansados de esperar por providências, as entidades prometem acionar a empresa no Ministério Público através de uma Ação Civil que será discutida durante toda sexta essa-feira (25) e que vai tratar além da qualidade de energia consumida, os preços abusivos da conta de luz que chega à casa dos consumidores.
Jairo Carioca - ac24horas
Rio Branco, Acre
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A