Terça-feira, 13 de março de 2012 - 11h24
No final da manhã desta terça-feira (13/03), cerca de 400 atingidos pelas barragens de Samuel, Santo Antônio e Jirau ocuparam a sede da empresa Eletronorte, em Porto Velho/RO. Com a ocupação, as atividades no interior da sede da empresa foram paralisadas.
A ação é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que nesta semana realiza atos em vários estados do país durante a Jornada Nacional de lutas, motivada pelo Dia Internacional de Luta Contra as Barragens (14 de Março).
Entre as reivindicações apresentadas pelos atingidos está a criação de uma política nacional adequada de reparação das perdas e prejuízos da população atingida, a luta contra a construção de Belo Monte e pela renovação das concessões do setor elétrico, que venceram nos próximos anos. O MAB cobra a realização de uma reunião com o governo federal e os presidentes das empresas estatais de energia (como Furnas, Eletronorte, Chesf) para tratar a pauta de reivindicações.
Para Océlio Muniz, coordenador estadual do MAB, “a inexistência de uma política nacional que garanta os direitos mínimos as famílias atingidas concede total liberdade para que as empresas construtoras adotem uma ação autoritária, preconceituosa e injusta com as famílias, sendo que sequer os direitos humanos são respeitados”.
Fonte: MAB
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A