Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Assinados contratos para linhas de transmissão que vão atender a seis estados



Sabrina Craide
Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinou hoje (16) seis contratos com empresas para a construção de linhas de transmissão em diversas regiões do país. Os lotes foram leiloados em dezembro do ano passado e somam mais de 500 quilômetros de linhas de transmissão, além de nove subestações.

A entrada em operação das linhas de transmissão e subestações varia de 18 a 24 meses após a assinatura do contrato. Entre os investidores estão empresas brasileiras, espanholas, chinesas e portuguesas. As obras vão gerar cerca de 4 mil empregos diretos e demandar investimentos de R$ 785,8 milhões.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, o sistema de leilões para as linhas de transmissão colabora para baratear o preço da energia do país. O deságio médio do leilão realizado no ano passado foi de 43,6% em relação ao preço máximo estabelecido.

Hübner lamentou que esteja havendo, no entanto, demora no processo de licenciamento ambiental para as linhas de transmissão, o que, segundo ele, tem dificultado novos empreendimentos. O diretor sugeriu que seja estudada a possibilidade de, para alguns empreendimentos que possam ter mais dificuldades na área ambiental, a licença prévia seja concedida antes da licitação, como já acontece para projetos de geração de energia.

As linhas e subestações serão construídas em seis estados: Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Os empreendimentos estão previstos no Programa de Expansão da Transmissão, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O lote A, que totaliza cerca de 100 quilômetros de linhas de transmissão e quatro subestações, não teve a assinatura do contrato formalizada hoje.

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento