Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Assinados contratos para linhas de transmissão que vão atender a seis estados



Sabrina Craide
Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinou hoje (16) seis contratos com empresas para a construção de linhas de transmissão em diversas regiões do país. Os lotes foram leiloados em dezembro do ano passado e somam mais de 500 quilômetros de linhas de transmissão, além de nove subestações.

A entrada em operação das linhas de transmissão e subestações varia de 18 a 24 meses após a assinatura do contrato. Entre os investidores estão empresas brasileiras, espanholas, chinesas e portuguesas. As obras vão gerar cerca de 4 mil empregos diretos e demandar investimentos de R$ 785,8 milhões.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, o sistema de leilões para as linhas de transmissão colabora para baratear o preço da energia do país. O deságio médio do leilão realizado no ano passado foi de 43,6% em relação ao preço máximo estabelecido.

Hübner lamentou que esteja havendo, no entanto, demora no processo de licenciamento ambiental para as linhas de transmissão, o que, segundo ele, tem dificultado novos empreendimentos. O diretor sugeriu que seja estudada a possibilidade de, para alguns empreendimentos que possam ter mais dificuldades na área ambiental, a licença prévia seja concedida antes da licitação, como já acontece para projetos de geração de energia.

As linhas e subestações serão construídas em seis estados: Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Os empreendimentos estão previstos no Programa de Expansão da Transmissão, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O lote A, que totaliza cerca de 100 quilômetros de linhas de transmissão e quatro subestações, não teve a assinatura do contrato formalizada hoje.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)