Sábado, 3 de março de 2012 - 12h51
Linha ligará UHEs de Jirau e Santo Antônio até o mercado consumidor em Araraquara
As ordens de serviço para o início das obras do segundo circuito da linha de transmissão, de 600 kV, que irá levar a energia das hidrelétricas do Rio Madeira (RO), Jirau e Santo Antônio, até Araraquara (SP), foram assinadas nesta semana. A execução das obras do chamado Linhão do Madeira ficará a cargo da Schahin Engenharia, Alta Energia e Toshiba Infraestrutura América do Sul.
O linhão será em corrente contínua e terá mais de 2.410 quilômetros de extensão e cada construtora ficará responsável por um trecho. A Schahin tocará as obras entre Araraquara e Rondonópolis (MT); a Alta Energia ficará responsável pelo trecho que vai de Rondonópolis até Comodoro, na divisa entre Mato Grosso e Rondônia; a Toshiba terá a responsabilidade no trecho dentro desse último estado.
Segundo a Eletrosul, estão previstos oito canteiros principais e outros 21 de apoio, distribuídos ao longo do trecho. O início efetivo das obras depende da emissão da Autorização de Supressão Vegetal, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A Licença de Instalação foi expedida no dia 8 de fevereiro. A Construtora Integração - empresa resultante da Norte Brasil Transmissora de Energia - Sociedade de Propósito Específico constituída pela Eletrosul (24,5%), Eletronorte (24,5%) e Abengoa (51%) - é a responsável pela obra.
Fonte: Agência CanalEnergia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A