A Aneel aprovou o enquadramento na sub-rogação dos benefícios do rateio da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC) de empreendimentos de transmissão da Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) que conectarão seis sub-regiões do estado de Rondônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O valor dos investimentos da empresa reconhecidos pela Agência totaliza R$ 299,7 milhões.
O projeto de interligação implicará na desativação de 20 usinas termelétricas a óleo diesel. Veja
aqui a relação de todas as obras desse projeto enquadradas na sub-rogação. Após implementar os empreendimentos, a Ceron não fará mais jus ao rateio da CCC para as localidades de Alvorada D’Oeste, São Francisco, São Domingos, Costa Marques, Buritis, Montenegro, Campo Novo, Urucumacuã, Theobroma, Anari, Machadinho, Cujubim, Vilhena, Abunã, Jacy Paraná, União Bandeirantes, Fortaleza do Abunã, Mutum Paraná, Nova Califórnia, Vila Extrema, Chupinguaia e Vista Alegre, todas em Rondônia.
A decisão da Agência foi respaldada pela Resolução Normativa
n° 146/2005. De acordo com o documento, o mecanismo da sub-rogação estimula a eficiência na utilização de recursos pela alocação de recursos da CCC para empreendimentos de substituição de geração térmica por pequenas centrais hidrelétricas (PCH), gasodutos e projetos de eficientização de centrais termelétricas existentes, além de empreendimentos de transmissão e distribuição. Nos casos de fonte geradora que continuem a fazer jus ao ressarcimento do combustível, o reembolso ao empreendedor é proporcional à redução promovida.
Fonte: ANEEL

Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)