Terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 12h51
Matheus Gagliano,
Agência CanalEnergia
São Paulo, Meio Ambiente
O licenciamento ambiental deve começar a ser aperfeiçoado a partir do mês de setembro, revelou a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em entrevista após participar de evento em São Paulo nesta segunda-feira, 22 de agosto. De acordo com a ministra, as negociações estão ocorrendo com o Ministério de Meio Ambiente e as medidas devem beneficiar todo o setor de infraestrutura, incluindo energia elétrica.
"A partir de setembro saem portarias sobre o aperfeiçoamento do licenciamento ambiental", afirmou a ministra Miriam Belchior. Na área de energia, a maior preocupação é com a implantação das usinas na região Amazônica. "A continuidade da expansão [da oferta de energia] depende das usinas na Amazônia", continuou. Ela se referiu especificamente às usinas dos rios Tapajós, Teles Pires e Juruena. Miriam lembrou que essa projetos hidrelétricos estão entre unidades de conservação e terras indígenas.
"Para poder viabilizar Teles Pires, Juruena e Tapajós é preciso lidar com a questão que estão entre terras indígenas e unidades de conservação. Por isso, tem que aperfeiçoar o licenciamento ambiental", frisou.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A