Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Apagões: cúpula do sistema elétrico visita estado do Acre




A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) confirmou para a manhã desta quarta-feira (28), em Rio Branco, a esperada reunião entre integrantes do governo do Acre, representantes da sociedade civil e parlamentares com o secretário nacional de Energia Elétrica, Josias Matos de Araújo. O encontro é resultado de um apelo pessoal feito pela deputada ao ministro Márcio Zimmermann (MME), há 15 dias.

“Será determinante para que todos conheçam o que realmente será feito para pôr fim aos apagões que atormentam a população e causam prejuízos incalculáveis a todos”, disse perpétua. “Esperamos mais do que desculpas. Ninguém agüenta mais esta situação”, concluiu.

A revisão ao Plano de Trabalho para atendimento elétrico e energético para o Acre mobilizou a cúpula do MME após o sinistro apagão ocorrido no início deste mês, quando o governador Binho Marques anunciou que o estado acionaria na Justiça a Eletrobrás. A nota em que o governador considera “absurda” a continuada interrupção no fornecimento de energia foi entregue pela deputada ao próprio secretário Josias Araújo.

Estarão no Acre ainda os representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (NOS), da Eletrobrás Distribuidora, da Distribuidora Eletroacre e da Eletronorte.

Em abril deste ano, durante uma reunião no MME, em Brasília, com a deputada Perpétua Almeida, o diretor de distribuição da Eletrobrás, José Luiz Santos, pediu desculpas públicas ao Acre e atribuiu os apagões à “má gestão” da estatal”.

A Eletrobrás naquele momento assumiu o compromisso de modernizar o sistema a partir de investimentos imediatos que poderiam envolver até mesmo o Banco Mundial. A deputada também cobrou do MME o pagamento das custas operacionais necessárias à normalização de equipamentos hospitalares em geral, inclusive os mamógrafos, danificados pela oscilações no fornecimento de energia.

Os prejuízos ao comércio, aos estudantes, aos pacientes internados nas unidades públicas e particulares de saúde e aos meios de comunicação foram listados entre os argumentos mais fortes para exigir da Eletrobrás uma solução imediata para o problema.

Fonte: Jornal A Tribuna - Acre

 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)