Quarta-feira, 16 de novembro de 2011 - 15h30
Sabrina Craide
Agência Brasil
Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai leiloar no dia 16 de dezembro 11 linhas de transmissão, que devem ser construídas em dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Amazonas. As linhas, divididas em nove lotes, terão 1.378 quilômetros de estensão e 12 subestações.
O edital do leilão foi aprovado hoje (16) pela diretoria da Aneel. Segundo estimativas da agência reguladora, os empreendimentos devem ser construídos em um prazo de 18 a 24 meses, com investimentos de R$ 1,6 bilhão e previsão de geração de 8,5 mil empregos diretos.
Os vencedores do leilão serão as empresas ou consórcios que apresentarem o menor valor de Receita Anual Permitida (RAP), que é o quanto a transmissora terá direito pela prestação do serviço, a partir da entrada em operação comercial das instalações. O limite da RAP para os 11 empreendimentos, determinada no edital, soma R$ 195,6 milhões.
Em setembro deste ano, a Aneel leiloou 14 linhas de transmissão, com 2 mil quilômetros de extensão e 12 subestações. O leilão terminou com deságio médio de 22,74% e as empresas que arremataram a maioria dos lotes foram as estatais Eletronorte e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) .
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A