Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Aneel leiloa na Bolsa do Rio 11 linhas de transmissão e oito subestações


Quatorze empresas, 13 nacionais e uma espanhola, individualmente ou agrupadas, estão aptas para disputar na manhã de hoje (27), na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, as 11 linhas de transmissão e as oito subestações que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leiloa em sessão pública conduzida pela BM&FBovespa.

Os investimentos previstos são de R$ 1,3 bilhão para viabilizar a geração de 6,8 mil empregos diretos. As novas linhas vão reforçar a capacidade de transmissão do Sistema Interligado Nacional e a construção deve estar concluída em prazos de 15 e 24 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão que visam à instalação, à operação e à manutenção dos empreendimentos.

Dividida em oito lotes, a licitação abrange obras em oito estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais. Pelo cronograma do edital, a entrega dos documentos de pós-qualificação das vencedoras será no dia 4 de dezembro.

As normas do leilão preveem que serão vencedoras as empresas que oferecerem a menor tarifa, ou seja, a menor Receita Anual Permitida (RAP) para prestação do serviço de transmissão. Os deságios entre a receita anual permitida prevista no edital e os lances no leilão deverão refletir no cálculo final das tarifas – o que acabará por beneficiar o consumidor final.

Entre as empresas habilitadas estão a espanhola Cobra Instalaciones y Serviços; as brasileiras Elecnor Transmissão de Energia, Isolux Energia e Participações, Transmissão Aliança de Energia Elétrica, Alupar Investimentos Cymi Holding – algumas das quais, embora com sede no país, possuem capital também espanhol. 

Das empresas do grupo Eletrobrás – holding brasileira do setor elétrico – participam, sozinhas ou consorciadas com outras empresas, Furnas Centrais Elétricas, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e Centrais Eletricas do Norte (Eletronorte). As subsidiárias participam sozinhas ou consorciadas com outras empresas. 

Fonte: Agência Brasil/Nielmar de Oliveira

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)