Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Aneel aprova reajuste anual das tarifas para distribuidoras do interior de São Paulo




Sabrina Craide
Agência Brasil


 

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (29) o reajuste tarifário anual para quatro distribuidoras de energia do interior de São Paulo. As novas tarifas entram em vigor no próximo domingo (3). As quatro empresas atendem cerca de 320 mil unidades consumidoras nos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná.
 

Os clientes residenciais da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Jaguari terão redução de 4,29% nas tarifas. As indústrias atendidas pela distribuidora terão aumento de 6,49%. Para os consumidores residenciais atendidos pela CPFL Santa Cruz haverá uma redução, de 8,77%, mas as indústrias pagarão 6,57% a mais pela energia.
 

Para a CPFL Mococa, foi aprovado aumento de 1,84% para as residências e de 7,7% para as indústrias. Os consumidores atendidos pela Companhia Paulista de Energia Elétrica (CPEE) terão um aumento de 0,45% para as residências e de 5,48% para as indústrias.
 

Os reajustes aprovados hoje não estão relacionados com as reduções nas tarifas anunciadas na semana passada pela presidenta Dilma Rousseff. Todos os anos, as 63 distribuidoras de energia do país passam pelo processo de reajuste e, a cada quatro ou cinco anos, há ainda o ciclo de revisão das tarifas.
 

Segundo a Aneel, os percentuais de reajuste das distribuidoras refletem, dentre outros fatores, a variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, além do aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.
 

A Aneel também aprovou hoje a abertura de audiência pública sobre o terceiro ciclo de revisão tarifária da Cemig Distribuição (Cemig-D), da Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) e da CPFL Paulista.
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto