Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 15h54
Valor deve ser menor que o pleiteado e será validado em 60 dias,
após a apresentação dos custos pelo empreendedor
Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aceitou parcialmente pedido da Santo Antônio Energia para ressarcimento de custos com a instalação de um Sistema Especial de Proteção no sistema Acre-Rondônia. A empresa calculou em R$ 3,558 milhões o valor a ser ressarcido, mas o total a ser repassado será calculado em até 60 dias pelas áreas técnicas da agência, após a análise da documentação.
A obra previa o acesso provisório para a conexão de quatro unidades geradoras da hidrelétrica Santo Antônio no barramento 230 kV da subestação Porto Velho. Duas outras máquinas foram incluídas depois nessa conexão.
A empresa alegou que o sistema de proteção trouxe benefícios diretos aos consumidores finais, com o aumento da confiabilidade do sistema Acre-Rondônia e a redução de R$ 600 milhões no gasto com o Encargo de Serviços do Sistema em 2012. O argumento não foi aceito pelos técnicos da Aneel, que apontaram para os ganhos obtidos pelo empreededor com a antecipação da entrada em operação da usina.
A Santo Antônio recorreu à diretoria, que aceitou o argumento de que, embora a empresa tenha se beneficiado com a antecipação da obra, é possível repor parte do investimento feito, porque o sistema implantado também trouxe beneficios a outros agentes. Os custos considerados pela Aneel terão de ser apresentados no formato exigido pela agência para serem validados pelos técnicos.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)