Quarta-feira, 15 de setembro de 2010 - 19h49
Agência vai contratar consultor para revisar empreendimentos e canais de navegação também dos rios Tapajós e Teles Pires
A Agência Nacional de Águas lançou nesta quarta-feira, 14 de setembro, edital para contratação de um consultor para avaliar e sistematizar estudos de alternativas de arranjos de eclusas e canais de navegação previstos em empreendimentos hidrelétricos. Os principais focos são as usinas do Rio Madeira (Santo Antônio e Jirau), além dos projetos dos rios Tapajós e Teles Pires. Para se candidatar à função, que será executada em Brasília (DF), os interessados deverão enviar currículo até esta quarta-feira, 14 de setembro.
De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial da União de hoje (14), para participar do processo seletivo os candidatos devem ser graduados em Engenharia e ter experiência prévia em análise de projetos de infraestrutura em hidráulica fluvial, e na concepção de projetos de estruturas hidráulicas, como eclusas e obras de regularização de rios e canais. Além disso, o profissional deve ter experiência mínima de cinco anos no planejamento de recursos hídricos, principalmente na infraestrutura para uso de vias navegáveis.
O consultor contratado definirá os critérios que deverão ser observados nas propostas de alternativas de arranjos de eclusas e canais de navegação, com foco nas hidrovias dos rios Madeira e Teles Pires/Tapajós. Neste mesmo relatório, o profissional deverá apresentar os aspectos técnicos, os critérios a serem observados e o escopo mínimo dos projetos básicos que serão desenvolvidos para o arranjo escolhido para a infraestrutura hidroviária em cada empreendimento hidrelétrico.
Em outros dois relatórios individuais, que o contratado também apresentará à ANA, deverá costar uma análise comparativa dos estudos de alternativas de arranjos de eclusas e canais de navegação das UHEs Jirau e Santo Antônio apresentados pelas concessionárias, além da análise dos projetos básicos das alternativas, bem como recomendações para o detalhamento dos projetos. O consultor terá 90 dias para a elaboração e entrega dos documentos, e cada um deve ser apresentado em três vias à Agência Nacional de Águas.
Da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)