Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

ANA e WWF-Brasil assinam acordo para conscientizar sobre preservação das águas


Novo acordo de cooperação técnica prevê iniciativas conjuntas, como a criação de uma campanha de comunicação sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, a capacitação em gestão de recursos hídricos e a organização de atividades de informação e valorização do tema água e cultura

A Agência Nacional de Águas (ANA) e a organização não governamental WWF-Brasil assinaram ontem (22) um novo Acordo de Cooperação Técnica para ações de capacitação e comunicação na área de recursos hídricos. O objetivo do acordo, que terá vigência de dois anos, é difundir a importância dos recursos hídricos e sua preservação para a sociedade.

O documento será assinado na sede da ANA, em Brasília, pelo diretor-presidente da ANA, José Machado, a secretária geral do WWF-Brasil, Denise Hamú Marcos de La Penha, e a superintendente de desenvolvimento organizacional do WWF-Brasil, Regina Amélia Cavini. Também participam do evento os diretores e superintendentes da Agência e do WWF-Brasil.

O acordo prevê iniciativas, como: a criação de uma campanha nacional de comunicação sobre a importância da preservação dos recursos hídricos; a capacitação em gestão dos recursos hídricos nas bacias dos rios Paraguai e Acre, em parceria com os governos do Mato Grosso do Sul e do Acre; a organização de atividades de informação e valorização do tema água e cultura; e também a elaboração de um seminário para a discussão de temas sobre a gestão dos recursos hídricos e aquáticos no Brasil.

Esta é a segunda parceria entre a ANA e o WWF-Brasil. Em agosto de 2005, as duas entidades assinaram um acordo de cooperação técnica, científica, de capacitação, educação e mobilização social com o objetivo de apoiar a implementação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Entre algumas das ações da antiga parceria, destaca-se a exposição itinerante “Água para vida, Água para todos”, que mobilizou 60 mil pessoas em nove estados nas cinco regiões brasileiras. Uma pesquisa feita pelo Ibope “Águas Brasil, a visão do brasileiro” para identificar o que o brasileiro pensa e faz para a conservação da água e avaliar o conhecimento sobre o sistema brasileiro de recursos hídricos revelou, por exemplo, um aumento de 74% para 78%, entre 2004 e 2006, no número de pessoas favoráveis à cobrança de uma taxa para quem polui ou desperdiça a água.

Machado demonstra bastante otimismo com o novo acordo com o WWF-Brasil, pois a entidade é a maior do país que atua em frentes para a preservação e conscientização da importância dos recursos hídricos no país. Para ele, o acordo permitirá intensificar as iniciativas de capacitação e conscientização para ampliar o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “Acredito que poderemos ter uma maior mobilização em torno do tema água e sua preservação em várias frentes.”

Para Denise Hamú, a parceria com a ANA é estratégica, considerando que água é um recurso indispensável para o desenvolvimento do país. “Esse novo acordo de cooperação reúne esforços para aprimorar os mecanismos de conservação e gestão de água, por meio do intercâmbio técnico e científico, bem como em ações de mobilização junto à sociedade brasileira”, disse a secretária geral.

Sobre a ANA

A Agência Nacional de Águas tem como missão regular o uso da água dos rios e lagos de domínio da União, assegurando quantidade e qualidade do recurso natural para usos múltiplos, além de implementar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) – um conjunto de mecanismos, jurídicos e administrativos, que visam ao planejamento racional da água com a participação de governos municipais, estaduais e sociedade civil.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo como instituição de utilidade pública, com a missão de contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a proteção da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Fonte: Envolverde

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)