Quarta-feira, 22 de julho de 2009 - 05h39
Maior floresta tropical do mundo e que ocupa cerca de metade do território nacional, a Amazônia é uma das 28 finalistas do concurso que vai eleger as novas sete maravilhas da natureza. A região foi inscrita por iniciativa do Brasil, mas conta com plena adesão dos países panamazônicos - Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Durante a fase eliminatória do concurso promovido pela fundação New 7 Wonders, com sede na Suíça, a Amazônia ficou na primeira colocação em sua categoria. O resultado deve-se sobretudo a alianças público-privadas dos sete estados da região norte brasileira e, em âmbito nacional, entre o Ministério do Turismo e a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux. As Cataratas do Iguaçu seguem concorrendo, já Fernando de Noronha não compete mais na etapa.
A campanha segue os passos da disputa que consagrou, em 2007, o Cristo Redentor como uma das novas sete maravilhas do mundo. A Amazônia iniciou a disputa no mesmo ano com outras 441 atrações de 222 países.
New 7 Wonders
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A