Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - 20h48
O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Márcio Zimmermann, defendeu a construção de usinas hidrelétricas no modelo plataforma, na Amazônia. Segundo ele, essas usinas são fechadas por mata nativa em todo o seu entorno, evitando a construção de cidades, estradas ou outras formas de urbanização na região a ser preservada.
Para o secretário, o país precisa de crescimento da capacidade instalada de geração de energia e não pode prescindir do potencial hídrico da região Amazônica. “Para explorarmos esse potencial, tínhamos que utilizar conceitos novos”, disse Zimmermann, em entrevista ao Blog do Planalto.
A proposta desse tipo de usina surgiu a partir das plataformas de petróleo off-shore, que ficam no mar e não têm cidades em volta. O primeiro leilão dese formato deve ocorrer no próximo ano para uso de energia em 2016.
Mariana Jungmann / Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A