Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Amazonas Energia irá indenizar clientes que tiveram problemas nas contas


Segundo Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a empresa e o MPE, a Amazonas Energia não poderá cortar nem cobrar o fornecimento de energia de certos clientes por quatro meses
 

A Eletrobrás Amazonas Energia não poderá cobrar multas, nem cortar o fornecimento de energia dos consumidores que tiveram o valor de suas contas estabelecidas por média de consumo entre os meses de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. Esses são alguns dos compromissos contidos em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinados pela empresa e pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE) na última quinta-feira (26).
 

O compromisso foi firmado pela 51ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, pertencente ao MPE, e com a empresa Eletrobrás Amazonas Energia para tentar resolver os transtornos de consumidores que tiveram problemas com as contas de energia elétrica.
 

No acordo ficou acertado que aos clientes que reclamaram junto a Empresa e nos Órgãos de Defesa do Consumidor não terão seu fornecimento de energia suspenso se não pagarem as faturas relativas aos meses que apresentaram problemas.
 

A Amazonas Energia está proibida ainda de cobrar multas, juros ou correção monetária desses clientes que não cumprirem o pagamento nas datas dos vencimentos das contas. Em casos que seja provado que a cobrança extrapolou o valor da dívida, a empresa irá devolver os valores em parcelas dentre o prazo de 36 meses, conforme o previsto em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 

O termo entra em vigência após publicação no Diário Oficial do Município e terá duração até o fim da apuração pela Agência Reguladora. Em caso de descumprimento a empresa terá que pagar o valor diário de R$ 10 mil em multa.

Fonte: A Crítica de Manaus
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)