Domingo, 20 de dezembro de 2009 - 16h58
Empresa assina protocolo de intenções com governo da Bahia e unidade deve entrar em operação no início de 2011
A Alstom assinou nesta sexta-feira, 18 de dezembro, protocolo de intenções com o Governo do Estado da Bahia para instalar sua primeira unidade industrial de turbinas eólicas no país. A unidade será destinada à montagem de turbinas eólicas, com capacidade instalada de 300 MW por ano, segundo a Alstom. O anúncio foi antecipado pela Agência CanalEnergia.
A estimativa da Alstom é de investir cerca de € 50 milhões - aproximadamente R$ 50 milhões - e a unidade deve iniciar operação no início de 2011. A empresa projeta espaço para instalação, no país, de 500 MW por ano, diante dos 337 MW de usinas eólicas em construção e de um adicional de 382 MW em contratos para produção de turbinas, no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica.
O anúncio da primeira fábrica de eólicas da Alstom no Brasil aconteceu na mesma semana em que o leilão de eólicas foi realizado, cujo resultado foi a contratação de 753 MWmed, o que corresponde a 1.800 MW. A Bahia conta com 18 dos 71 projetos aprovados, o que representa 390 MW.
Participaram da cerimônia de assinatura o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário nacional de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o presidente da Alstom Brasil, Philippe Delleur, e o vice-presidente do setor Power da Alstom Brasil, Marcos Costa.
Fonte: Agência CanalEnergia, Negócios e Empresas
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A