Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Alexandre defende CPI para investigar obras das hidrelétricas do Rio Madeira


Revoltado com a forma com que organismos federais vem atuando em Rondônia, principalmente em decorrência das recentes violências verificadas na Floresta Nacional Bom Futuro, e ainda, pelo não cumprimento efetivo da contrapartida do consórcio responsável pelas hidrelétricas do Rio Madeira, o deputado estadual Doutor Alexandre Brito (sem partido) defendeu durante sessão plenária da Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira em Porto Velho, a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar todos os procedimentos relativos a estas obras. 

O deputado Doutor Alexandre Brito defendeu a imediata suspensão das obras das usinas do Rio Madeira, diante de uma série de questões de ordem legal, técnica e política, ainda pendentes e que vem afetando seriamente a vida dos rondonienses. 

Segundo o parlamentar, a contrapartida anunciada pelo consórcio de investimentos em Porto Velho e feitos diretamente com a Prefeitura Municipal, de certa forma, mostra o temor destas empreiteiras, de enfrentar um acompanhamento por parte do Governo Estadual e da Assembléia Legislativa. “É preciso de se apurar rigorosamente estes valores tidos como de compensação, pois os problemas se avolumam, e não se constata seriedade de investimentos reais na segurança, saúde e segurança pública”,declarou. 

Ainda alertou o deputado ser preciso um posicionamento do Governo Estadual através da Secretara Estadual do Meio Ambiente, pois estas obras no leito do Rio Madeira tem favorecido seguramente a exploração de minérios, mas desta questão, nada foi debatido ou esclarecido junto as autoridades e a população. 

Finalizou o deputado Doutor Alexandre Brito que o Governo Federal trata com descaso, e ate mesmo o acordo firmado com o Governo Estadual, para permutar parte da Flona Bom Futuro com a reserva estadual atingida pelas obras das usinas do Rio Madeira, não é reconhecido pelos responsáveis locais do IBAMA.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento