Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Adesa implantará projeto de fornecimento de energia com faturamento pré-pago


Os consumidores de 13 comunidades isoladas no estado do Amazonas serão atendidos pelo sistema de faturamento pré-pago para obter acesso ao serviço público de energia elétrica. A aprovação foi concedida pela diretoria colegiada da Aneel durante a última reunião pública realizada dia 04 de novembro.

O fornecimento de energia elétrica será adquirido antecipadamente por cada consumidor e os créditos serão carregados em cartões inteligentes, de uso individual, que possibilitará tanto a transferência dos créditos para o medidor como a coleta das informações neles armazenadas. A venda dos créditos deverá ser realizada na própria comunidade onde estiver localizado o sistema pré-pago. Os cartões serão fornecidos gratuitamente pela distribuidora, entretanto, em caso de perda ou dano do cartão por culpa do consumidor, haverá um custo de R$ 5,00 para a sua reposição. O medidor a ser utilizado será do tipo eletrônico e certificado pelo Inmetro.

Com o projeto espera-se reduzir os custos operacionais ao evitar despesas com execução das atividades comerciais, além de diminuir a inadimplência com a compra antecipada da energia e aumentar a satisfação do consumidor com a redução das intervenções da distribuidora. O piloto apresenta ainda como vantagens melhoria do gerenciamento do consumo de energia, controle dos gastos já no momento da compra, maior transparência em relação aos gastos diários por meio de informações via medidor, flexibilidade na aquisição e pagamento da energia, eliminação da cobrança de taxas de corte e religação, eliminação dos inconvenientes gerados por erros de leitura, faturamentos por estimativa, cortes indevidos e problemas de religação fora do prazo, além da economia no consumo de energia por meio da mudança dos hábitos do consumidor e em função da sua capacidade de pagamento.

Por se tratar de um grande desafio para a universalização dos serviços públicos de distribuição de energia elétrica, uma vez que as comunidades encontram-se na região Amazônica, essa iniciativa contribuirá para melhorar a avaliação dos modelos de gestão adequados para comunidades isoladas na região.

Todas as unidades consumidoras que serão beneficiadas pelo piloto integram o Programa Luz para Todos. Conheça abaixo as localidades que serão atendidas pelo projeto:

COMUNIDADE
MUNICÍPIO
São Sebastião do Rio Preto
Autazes
Democracia
Barcelos
Terra Nova
Barcelos
Nossa Senhora do Carmo
Beruri
Mourão
Eirunepé
Santo Antônio
Eirunepé
Nossa Senhora de Nazaré
Maués
Santa Luzia
Maués
Santa Maria
Maués
São José
Maués
Aracari
Novo Airão
Bom Jesus do Puduarí
Novo Airão
Sobrado
Novo Airão

Fonte: Aneel

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)