Sábado, 4 de fevereiro de 2012 - 16h15
A Odebrecht investe no futuro profissional de centenas de jovens
A Construtora Norberto Odebrecht, em parceria com o Senai, realizou, na última sexta – feira, três de fevereiro, a formatura da quarta turma do Acreditar Júnior. O Programa é destinado aos filhos dos funcionários do Consórcio Santo Antônio Civil (CSAC) e Odebrecht Montagem, que tenham entre 14 e 17 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 6° ano do ensino fundamental. Foram entregues 197 certificados aos formandos, que participaram gratuitamente, durante um ano, dos cursos de Mecânica de Manutenção de Automóveis, Mecânica de Manutenção de Motores a Diesel, Mecânica de Manutenção de Motocicletas, Eletricista de Instalações Predial e Industrial e Assistente de Produção.
Kellen Stefany Costa Silva, 15 anos, é uma das formandas do curso de Assistente de Produção e relata que o Programa trouxe maturidade, disciplina, qualificação e contribuiu na escolha do futuro profissional, a jovem deseja fazer faculdade de engenheira civil. “O Programa vai ajudar abrir portas do mercado de trabalho para mim”, conclui a filha de João Medeiros da Silva, Operador de Guindaste nas obras de construção da UHE Santo Antônio. Orgulhoso, expressa a satisfação em ter a filha formada no Programa: “foi o ponto de partida para uma excelente carreira para minha filha”.
“Estou muito feliz, sempre esperei por isso. O Acreditar Júnior preparou meu filho para o mercado”, afirma emocionada Maria Ivete da Silva, mãe de Weslen Silva dos Santos, formando do curso de Eletricista Predial e Industrial. O jovem revela que teve a grande oportunidade de sua vida, aos 18 anos de idade, após concluir o curso foi contratado para trabalhar no canteiro de obras da UHE Santo Antônio, onde o pai e os dois irmãos mais velhos são funcionários. Com o sonho de seguir a empresa em obras futuras, Weslen não quer parar, já se matriculou na faculdade para cursar Sistemas Elétricos.
No evento de formatura, ocorrido no Bingool Clube, Antônio Cardilli, Gerente de P&O e Relações Institucionais da UHE Santo Antônio, que é o idealizador do Programa Acreditar e Acreditar Júnior, afirmou na ocasião, que o Programa é uma forma de retribuir a população rondoniense pelo carinho e confiança em receber as obras de construção da UHE Santo Antônio em seu estado. Cardilli agradeceu aos pais por confiarem a educação de seus filhos ao Acreditar Júnior e aconselhou: “o conhecimento é algo que ninguém tira de vocês, acreditem nos seus sonhos. Pais tenham orgulho de seus filhos e filhos respeitem seus pais”, encerrou Cardilli.
Esteve também no evento, Jorge Luz, Gerente Administrativo e Financeiro da Odebrecht Montagem, Rodrigo Melo Nogueira, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia e Vivaldo Matos, Diretor Regional do Senai, que aproveitou para agradecer aos pais, alunos e profissionais envolvidos, bem como a parceria com a Construtora Norberto Odebrecht.
Acreditar Júnior já formou mais de 800 jovens
![]() |
O Acreditar Júnior já formou mais de 800 jovens aprendizes, desde o início do Programa, em agosto de 2009. Continuam em curso outros 485 jovens.
O Programa conta com os módulos Teórico e Prático com carga horária total de 880 horas. O primeiro é realizado em um mês (80h), na Uniron, abrangendo as disciplinas: Adolescência, Saúde, Meio Ambiente, Educação Financeira e Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). O Módulo Prático é realizado no Senai, parceira do Programa. Lá, os alunos completam a formação nos cursos de Mecânico de Manutenção de Automóveis, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Eletricista Predial e Industrial e Assistente de Produção.
Participando do Acreditar Júnior, os alunos possuem contrato de aprendiz. Eles recebem meio salário mínimo e têm garantidos todos os outros direitos como FGTS, férias remuneradas, 13º salário, vale-transporte e seguro de vida. Ao final do programa, que tem duração de um ano, os alunos estão qualificados e preparados para o mercado de trabalho.
Fonte: Giseli Buscariollo
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A