Sexta-feira, 25 de março de 2011 - 19h12
A Justiça do Trabalho decidiu no final da tarde desta sexta-feira (25), em sessão para apreciar o dissídio de greve dos trabalhadores da Usina de Santo Antônio, a suspensão do movimento de paralisação das atividades, supostamente iniciado no canteiro de obras no dia 21 (segunda-feira), e o retorno dos operários ao serviço na segunda-feira (28).
A partir de segunda-feira (28), as negociações seguem normalmente até que sejam cumpridas as determinações constantes da liminar expedida na noite de quinta-feira (24) pelo Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre.
A liminar manda os manifestantes desobstruírem as vias de acesso passíveis de serem interditadas no canteiro de obras, garantindo o direito da volta ao trabalho aos operários em retornarem às suas atividades.
O acordo foi assinado por representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), gerência administrativa do Consórcio Santo Antônio Energia, Ministério Público do Trabalho e advogados das partes.
A presidente do Tribunal, desembargadora Vania Abensur afirmou que a Justiça do Trabalho vem atuando de forma a garantir os direitos dos trabalhadores e evitar que se repitam fatos semelhantes aos registrados no canteiro de obras da usina Jirau, dias 15 e 17 de março, quando um grupo de trabalhadores ateou fogo em 50 veículos e incendiou vários alojamentos da margem direita do rio Madeira.
A magistrada lembrou que é necessário manter todos os canais de conversações e negociações em aberto, para que “se possa exercer o direito de greve com diálogo”.
Fonte: Ascom TRT 14
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A