Quinta-feira, 18 de março de 2010 - 20h12
O senador Acir Marcos Gurgacz (PDT-RO) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (18), a necessidade de revisão das compensações econômicas recebidas por Porto Velho (RO) dos consórcios que obtiveram o direito de executar as obras das hidrelétricas no Rio Madeira.
Na avaliação de Acir Gurgacz, o valor pago pelas empreiteiras à Porto Velho foi irrisório, não sendo suficiente para financiar a ampliação da infraestrutura urbana necessária para atender ao aumento populacional decorrente da construção das usinas hidrelétricas em Rondônia.
- Coloco apenas em xeque as compensações, que devem ser revisadas, sob o risco de impormos à população de Porto Velho um sofrimento ainda maior do que o que viveram até hoje - disse.
Acir Gurgacz manifestou sua preocupação com os problemas que a capital de seu estado deverá enfrentar devido ao excedente de mão de obra que restará após o término das obras, aos bolsões de pobreza que surgiram ao redor dos canteiros de obras, devido ao aumento das demandas em saúde, educação e saneamento.
Fonte: Agência Senado
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A