Terça-feira, 5 de abril de 2011 - 18h51
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) relatou em Plenário, nesta terça-feira (5) a possibilidade de ter havido participação de estrangeiros nos conflitos ocorridos no canteiro de obras da hidrelétrica de Jirau (AM), em meados de março. As informações seriam da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
- Ouvimos diretamente pessoas da Abin dizendo que há indícios, há informações, de que há alguém de fora do país que tenha se infiltrado no canteiro de obras e provocado aquela enorme confusão, uma brutalidade muito grande - afirmou.
Gurgacz comentou que o grupo representando a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) foi recebido de modo caloroso pelo governador, representantes da Assembleia Legislativa e encarregados da investigação sobre o episódio de Jirau.
O parlamentar confirmou as palavras de Valdir Raupp (PMDB-RO), que, ao comentar o assunto antes, havia afirmado que o distúrbio não teria sido provocado pelos trabalhadores da usina, já que não havia pauta de reivindicação na ocasião.
Transposição de servidores
Gurgacz informou que a presidente Dilma Rousseff e o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, poderão analisar ainda esta semana uma minuta sobre a transposição de servidores do extinto território de Rondônia para os quadros da União. Segundo o senador, as informações foram passadas pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, que já teria entregue os documentos à ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
Fonte: Agência Senado
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A