Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

A CERON E SEUS 40 ANOS


A CERON E SEUS 40 ANOS  - Gente de Opinião

 

Por Inácio Azevedo

Ao longo de 40 anos, completos no dia 01 de dezembro, a CERON - Centrais Elétricas de Rondônia S/A construiu uma história de dificuldades e de conquistas sempre voltadas para atender com qualidade a população deste estado.

A empresa em 1998 (há mais de 10 anos) tinha um papel de ser geradora e ao mesmo tempo distribuidora de energia elétrica buscando, com todas as dificuldades da maioria das empresas do setor na Região Norte do Brasil, levar seus serviços para toda a população – não esquecendo a população mais isolada geograficamente. Em novembro de 2008, passou definitivamente a exercer o seu verdadeiro papel de distribuição e comercialização de energia, com a desativação de suas últimas grandes usinas térmicas nos Municípios de Vilhena e Colorado D’Oeste.

Na história recente da Ceron alguns marcos históricos merecem registro. O primeiro: a centralização de sua gestão juntamente com outras distribuidoras de energia elétrica, sob o comando da Diretoria de Distribuição da Eletrobrás, fato que ocorreu em junho de 2008. Com isso, sua controladora Eletrobrás não só modificou a forma de gestão da empresa, como também assumiu os serviços de distribuição e comercialização de energia elétrica como um negócio. O saneamento definitivo e a realização dos investimentos necessários estão se transformando pouco a pouco em realidade.

O segundo marco histórico que merece registro nos 40 anos da CERON é o da interligação ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorrida em outubro deste ano, fato que traz para os sistemas Acre/Rondônia inquestionáveis melhorias na qualidade dos serviços, entre eles, a maior confiabilidade, já que saímos de uma única fonte de alimentação até então existente.

O terceiro marco histórico está relacionado à utilização de recursos tecnológicos já disponíveis no mercado, tornando a empresa mais ágil e trazendo ao mesmo tempo mais segurança aos seus negócios, como é o caso do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos, que deverá substituir ao máximo possível a utilização de papeis na empresa, e a utilização da TV LUME, tecnologia que não só aproximará mais todos os empregados, como também os envolverá em seus objetivos estratégicos, treinando-os à distância, diminuindo custos com deslocamentos, diárias e socializando o conhecimento de uma forma geral na empresa.

Junto com seus 40 anos a Ceron ganha também importantes desafios no exercício de seu importante papel no estado. O crescimento de Rondônia sempre em patamares superiores à média nacional, especialmente neste momento de execução das duas maiores obras do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento, que são as hidrelétricas do Rio Madeira, faz que a Empresa assuma o desafio de atender o mercado com toda a eficiência que uma empresa de seu porte exige, principalmente no que se refere ao crescimento do setor industrial que, ou por força das obras do complexo do Madeira ou devido sua posição geográfica estratégica, tende a alcançar patamares de crescimento antes não imaginados. Para isso, o seu planejamento estratégico indica investimentos pesados na subtransmissão e distribuição de energia elétrica nos próximos anos.

A universalização dos serviços de energia elétrica é um desafio que temos chances reais de atingir em 2010 em todo estado. Para isso, investimentos vultosos na eletrificação rural, por intermédio do Programa Luz Para Todos, estão na fase final de contratação. Serão investidos somente em 2010 mais de 200 milhões de reais. Quanto à universalização na área urbana, todo o processo deverá ser licitado nos primeiros meses do próximo ano, o que contribuirá para conclusão das obras dentro do mesmo ano, 2010.

Em 01 de dezembro de 2009, a Ceron completou 40 anos de prestação de serviços no Estado de Rondônia, e hoje conta com mais de 450 mil clientes – o que significa o atendimento a cerca de 1,3 milhão de pessoas. E para fechar o ano com uma ótima notícia para tantos consumidores de seu produto, o processo de revisão tarifária da Ceron foi concluído com um índice de quase 20% de redução na tarifa de energia. Uma ótima oportunidade de criar laços cada dia mais sólidos com a população de Rondônia.

Inácio Azevedo da Silva é advogado com especialização em Direito Tributário e Direito do Trabalho e Procurador da Presidência da CERON. 

A CERON E SEUS 40 ANOS  - Gente de Opinião
A CERON E SEUS 40 ANOS  - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)