Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 11h05
O Centro Educacional Mojuca é uma das escolas de Porto Velho que representam Rondônia no evento nacional.
Nesta quarta – feira, 9, a partir das 14h 30 alunos do estabelecimento de ensino vão apresentar a comunidade escolar o que a física e a química são capazes de fazer..jpg)
Sob a coordenação da professora Patricia Albuquerque, da área de Química e Física, os estudantes vão lançar foguetes que eles mesmos produziram com garrafas PET.
Ela informou que a partir de uma reação química, os objetos serão arremessados de uma plataforma construída com PVC numa área ao ar livre dentro da própria escola. “Toda essa pesquisa ocorre em um clima de brincadeira e diversão, aliando ciência e tecnologia”, diz a docente.
A diretora do estabelecimento de ensino, Erilene Silveira informa que é a segunda vez que o Colégio Mojuca participa. “Na Olimpíada de 2011 o Mojuca recebeu a doação de uma Luneta Astronômica Galisleoscópio como premiação pela brilhante participação de seus alunos e alunas no evento”, lembra a educadora.
Na edição 2012, haverá uma premiação de troféus e medalhas oferecidos pela OBA para os vencedores (no caso quem conseguir que o artefato voe mais alto). Na etapa local os estudantes concorrem a “pen drives”, “modens” e calculadoras científicas– recursos tecnológicos que auxiliarão nos estudos. Já os estudantes aprovados para a etapa nacional, poderão concorrer a bolsas de iniciação científica júnior.
Olimpíadas
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobrás Furnas. A segunda etapa será no dia 11 de maio. Os alunos realizarão as provas, que são aplicadas entre alunos de todas as séries dos Ensinos Fundamentais (9º ano) e Ensino Médio no Brasil.
O objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e ciências afins, promovendo a discussão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Os alunos inscritos receberão certificados e conforme o desempenho de cada estudante, o mesmo poderá participar de olimpíadas internacionais.
Fonte: João Albuquerque
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)