Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 11h05
O Centro Educacional Mojuca é uma das escolas de Porto Velho que representam Rondônia no evento nacional.
Nesta quarta – feira, 9, a partir das 14h 30 alunos do estabelecimento de ensino vão apresentar a comunidade escolar o que a física e a química são capazes de fazer.
Sob a coordenação da professora Patricia Albuquerque, da área de Química e Física, os estudantes vão lançar foguetes que eles mesmos produziram com garrafas PET.
Ela informou que a partir de uma reação química, os objetos serão arremessados de uma plataforma construída com PVC numa área ao ar livre dentro da própria escola. “Toda essa pesquisa ocorre em um clima de brincadeira e diversão, aliando ciência e tecnologia”, diz a docente.
A diretora do estabelecimento de ensino, Erilene Silveira informa que é a segunda vez que o Colégio Mojuca participa. “Na Olimpíada de 2011 o Mojuca recebeu a doação de uma Luneta Astronômica Galisleoscópio como premiação pela brilhante participação de seus alunos e alunas no evento”, lembra a educadora.
Na edição 2012, haverá uma premiação de troféus e medalhas oferecidos pela OBA para os vencedores (no caso quem conseguir que o artefato voe mais alto). Na etapa local os estudantes concorrem a “pen drives”, “modens” e calculadoras científicas– recursos tecnológicos que auxiliarão nos estudos. Já os estudantes aprovados para a etapa nacional, poderão concorrer a bolsas de iniciação científica júnior.
Olimpíadas
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobrás Furnas. A segunda etapa será no dia 11 de maio. Os alunos realizarão as provas, que são aplicadas entre alunos de todas as séries dos Ensinos Fundamentais (9º ano) e Ensino Médio no Brasil.
O objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e ciências afins, promovendo a discussão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Os alunos inscritos receberão certificados e conforme o desempenho de cada estudante, o mesmo poderá participar de olimpíadas internacionais.
Fonte: João Albuquerque
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual
Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025
O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.
Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho
Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos