Sexta-feira, 27 de junho de 2025 - 14h33

Porto Velho viveu um momento de emoção e reconhecimento na
quinta-feira (26), com a entrega oficial da revitalização completa do Instituto
Estadual de Educação Carmela Dutra. A solenidade marcou a conclusão da obra e
simbolizou o compromisso do governo de Rondônia, sob a liderança do governador
Marcos Rocha, com o fortalecimento da educação pública e com o futuro dos
estudantes rondonienses.
Fundada em 1943, a tradicional escola do centro da Capital agora passa a oferecer um ambiente moderno, acessível e acolhedor para cerca de 1.600 alunos do ensino médio. As melhorias representam dignidade, valorização profissional e um novo ciclo de esperança para professores, alunos e toda a comunidade escolar.

Durante a entrega, o governador Marcos Rocha, enfatizou que a reestruturação da escola Carmela Dutra faz parte de um plano estratégico que vem sendo executado desde 2019. “Nós estamos olhando para a educação com a responsabilidade que ela merece. Esta escola é símbolo da história do nosso estado, e por isso investimos para garantir um ambiente digno e seguro para quem ensina e para quem aprende. Educação é o caminho da transformação”, ressaltou.
Foram investidos mais de R$ 4 milhões em recursos próprios do governo do estado para transformar o espaço. Entre as melhorias realizadas estão a troca completa do telhado original por estrutura metálica com telhas termoacústicas, modernização dos espaços pedagógicos e administrativos, reforma da quadra esportiva, climatização das salas de aula, nova rede elétrica, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, auditório, internet e acessibilidade total.
Com uma nova estrutura e ainda mais preparada para os desafios do presente, a escola Carmela Dutra segue como referência educacional em Rondônia — agora ainda mais forte, moderna e inspiradora. A diretora da unidade, Ionira Melo, emocionada, falou sobre a importância desse momento. “Estamos devolvendo à comunidade uma escola renovada, com muito mais estrutura e conforto. Ver cada espaço reformado, climatizado e pronto para receber nossos alunos com dignidade é gratificante. É o resultado de um trabalho conjunto que foi possível graças ao olhar sensível da atual gestão”, destacou.
O professor de matemática, Hermano Barbosa, também reconheceu o impacto das mudanças no cotidiano escolar. “Quando o governo investe em infraestrutura e valoriza os profissionais da educação, o reflexo aparece diretamente em sala de aula. Os alunos se sentem mais motivados, e nós, professores, mais valorizados”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, reforçou que o Carmela Dutra é apenas um exemplo de um esforço maior que está sendo feito por toda a rede estadual. “Desde o início da gestão do governador Marcos Rocha, temos trabalhado para melhorar as escolas de Rondônia, garantindo não só estruturas adequadas, mas também formação para os profissionais e um ensino de qualidade para os nossos estudantes”, disse.
O evento também contou com homenagens a servidores que marcaram a história da escola. Esses profissionais, que ajudaram a construir o legado do Instituto Carmela Dutra, foram lembrados como pilares da educação pública.
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes
O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade
A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026
Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)