Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alfabetizando com sucesso crianças autistas


Gente de Opinião
Com o objetivo de ajudar pais e professores na educação de autistas, a Neuro Saber vai realizar uma aula gratuita com a psicopedagoga Dayse Serra. A especialista, que também é doutora em psicologia clínica, irá explicar sobre quais são os seis passos do processo de alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todo o conteúdo será transmitido, no dia 13 de abril, pelo site http://entendendoautismo.com.br/.

Segundo a Dra. Dayse Serra, a alfabetização de uma criança com TEA começa no entendimento do funcionamento do pensamento do autista, como, por exemplo, suas alterações no que diz respeito a percepção de mundo, as sensações, os medos e seu desempenho linguístico. ”As tarefas com o autista precisam ser estruturadas e adaptadas às características específicas”.

Para a psicopedagoga, primeiramente, é primordial conhecer o nível de gravidade da criança em questão, já que ela pode apresentar transtornos adicionais. “Ou ainda uma gravidade maior. A partir disso será possível projetar um caminho e ver se será um pouco mais longo ou não”.

Outro ponto indispensável para ela é a avaliação psicopedagógica. Essa análise permitirá considerar os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais do paciente. Ela enfatiza que a importância de se avaliar essas questões é que todas elas, de alguma forma, vão interferir na aprendizagem e mais especificamente na alfabetização. “Vão funcionar como peças de um grande quebra-cabeça”.

Em seguida, a especialista diz que é necessário verificar se o aluno possui habilidades pré-acadêmicas, ou seja, se consegue suportar o ambiente de uma sala de aula. Por isso, deve-se levantar os seguintes pontos com seriedade: será que esse estudante possui habilidades para se concentrar? Ou conseguirá permanecer sentado por algum tempo?

- Com essas respostas podemos prosseguir, pois a etapa posterior se concentra no desenvolvimento da criança. Avaliamos as particularidades relacionadas com a habilidade da teoria da mente, já que a interpretação requer a compreensão do significado e a inferência. É preciso também estar atento no aperfeiçoamento da capacidade de análise e síntese, pois elas são importantes no processo de alfabetização - diz.

O quinto passo, segundo a doutora, é o momento em que a criança toma conhecimento dos elementos contidos em nossa língua como, por exemplo, rimas, fonemas, aliterações, ou repetições de sons de consoantes semelhantes. “Uma boa sugestão é trabalhar com a música, pois facilita o aprendizado”.

A última etapa é a ocasião na qual se inicia todo o processo de aquisição da leitura pela abordagem dos sons, explica a psicopedagoga. Essa fase tem outras divisões, pois apresenta cada fonema e com uma ordem previamente definida e cientificamente comprovada, com o acompanhamento do alfabetizador.

- Ainda assim há um percentual altíssimo de fracassos nessa área. E apesar da diversidade dos métodos, nem todos são adequados para uma criança ou jovem com TEA. É fundamental que o educador pesquise bem para entender o funcionamento do cérebro do autista. Apenas dessa forma será possível fazer as escolhas apropriadas para cada aluno e, assim, poder trilhar um caminho melhor para o aprendizado – reforça.

Sobre a especialista

Dayse Serra é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-RIO), é Mestre em Educação Inclusiva (UERJ), Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Ri de Janeiro (FAPERJ) e Membro da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões afins (ABENEPI) e Psicopedagoga especializada em TEA.

Sobre a Neuro Saber

O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.

Serviço:

Os seis passos do processo de alfabetização no TEA

Palestrante: psicopedagoga Dra. Dayse Serra.

Site: http://entendendoautismo.com.br/

Fonte: Joyce Nogueira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR

Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR

Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

Acadêmico de Engenharia da Faculdade Metropolitana e Docentes apresentam trabalho inovador no VIII Congresso Amazônico EAD

Acadêmico de Engenharia da Faculdade Metropolitana e Docentes apresentam trabalho inovador no VIII Congresso Amazônico EAD

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)