Terça-feira, 23 de agosto de 2022 - 20h03

O diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, realizou na última semana (de 16 a 19) uma extensa agenda de reuniões em diversos municípios do estado com intuito de reforçar os laços institucionais com entidades e reforçar o convite aos líderes locais a participarem do evento Líderes da Amazônia, que ocorre na próxima quinta (25), no Oscar Hotel, em Porto Velho, a partir das 19h.
A agenda de trabalho envolveu os municípios de Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste e Theobroma, onde aconteceu o concorrido Dia de Campo da Piscicultura, após dois anos sem sua realização. Nas demais reuniões, houve uma grande e proveitosa rodada de conversa com as associações comerciais locais. O diretor superintendente aproveitou para visitar os principais veículos de comunicação dos respectivos municípios para informar à sociedade sobre a atuação do Sebrae em Rondônia nas respectivas regiões.
Para Samuel, é sempre importante esta aproximação institucional: “É muito relevante estarmos cada vez mais próximos. Temos nossos times locais de atendimento, que já realizam um trabalho fantástico, e nosso objetivo é complementar essa intervenção ouvindo as necessidades dos parceiros, propondo atuações em parceria que entreguem valor à sociedade”, disse ele.
Em Ouro Preto do Oeste a agenda foi uma participação do curso de Cooperativismo Rural em parceira com a Superintendência Federal de Agricultura de Rondônia, representada pelo superintendente Vaterlins Calaça, e com o Sistema OCB/Sescoop-RO, cujo superintendente, Uiliame Ramos, também esteve presente.
Já em Jaru foi realizada uma importante reunião na Associação Comercial, com a presença de sua diretoria, e na qual todas as cooperativas de crédito que atuam na região debateram atuações convergentes. O presidente da entidade, Rogério Rodrigo Quiroga, recebeu os convidados e solicitou projetos que sejam de interesse do empresariado, como as missões empresariais, onde é possível observar boas práticas e aprender novos conceitos. Uma reunião muito proveitosa também foi realizada com o prefeito de Jaru, João Gonçalves Junior, onde o jovem gestor agradeceu e elogiou a atuação do Sebrae no municípios e ouviu do superintendente da entidade que as ações podem e devem ser ampliadas para diversos setores da economia.
O mesmo tema foi discorrido na Associação Comercial de Ji-Paraná, quando o presidente da entidade, Hugo Araújo, apresentou os presentes e fez algumas considerações sobre as necessidades locais. Os diretores abordaram temas de ESG e a importância da sustentabilidade nas três vertentes que ela pressupõe: ambiental, social e econômica. Todos saíram da reunião com a certeza de que o Sebrae estará sempre em condições de ser um grande parceiro da entidade, a exemplo do que ocorreu com a campanha Liquida Ji-Paraná, e de que outras iniciativas devem surgir.
A última etapa da agenda intensa foi a participação no lançamento do Liquida Machadinho, em Machadinho do Oeste, onde o superintendente foi recepcionado pelo presidente da Associação Comercial do município, Jerfley Rodrigues, que, além do Liquida Machadinho, está organizando a segunda maior feira de agronegócios da região, a Agroshow 2022, de 26 a 28 de agosto, evidenciando a proatividade dos empreendedores da região.
A viagem se encerrou em Theobroma, mais especificamente na fazenda Agrofish Nova Aurora, de propriedade do produtor Edson Sápiras, que, ao lado do presidente da Associação de Criadores de Peixe de Rondônia, Francisco Hidalgo farina, recepcionou mais de 1.300 participantes para debater os rumos da cadeia produtiva da piscicultura em Rondônia. O evento foi prestigiado por inúmeras autoridades, inclusive o governador Marcos Rocha.
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia
Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!
Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)