Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

SENAI-RO e SEBRAE alinham estratégias conjuntas para atuar no Programa Brasil Mais Produtivo


SENAI-RO e SEBRAE alinham estratégias conjuntas para atuar no Programa Brasil Mais Produtivo - Gente de Opinião

Para fortalecer a atuação conjunta de atuação no Programa Brasil Mais Produtivo (B+P), a diretoria-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO), por meio da gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação STI), recepcionou membros da diretoria do SEBRAE-RO, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). Durante a reunião, foram debatidas diversas estratégias, incluindo a integração dos serviços oferecidos por ambas as instituições dentro da plataforma do B+P. 

Após fazer uma breve apresentação de todos os presentes, proposto pelo diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o gerente de STI do SENAI-RO, José Rafael Lopes, fez uma apresentação para apresentar o panorama de tudo o que engloba o programa, seus objetivos em transformar a indústria mais competitiva perante os mercados, as metas de atendimento. A partir desse panorama foram propostas formas de colaboração entre as instituições para ampliar e aprimorar os serviços prestados à indústria rondoniense. 

Atualmente, o SENAI disponibiliza consultorias de eficiência energética, que busca otimizar o consumo de energia e manufatura enxuta cujo objetivo é identificar os desperdícios e implementar planos de ação para eliminá-los. O SEBRAE, por sua vez, por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que realizam diagnósticos de produtividade e propõem estratégias de gestão para as empresas atendidas. 

Na reunião foi apresentado um plano de ação formado por quatro dimensões, que são o de governança, captação, operação e impacto, todos com objetivos estratégicos para atingir o maior número de indústrias. Novas ações conjuntas serão realizadas ao longo do ano, com reuniões periódicas para analisar o andamento dos atendimentos aos empresários rondonienses. Ambas as entidades se comprometem a trabalhar juntas e engajadas com o intuito de transformar a indústria, comércio e serviços de Rondônia mais competitiva e eficiente. 

Pelo SEBRAE estiveram presentes, o diretor-Superintendente, José Alberto Anísio, Carlos Eduardo Sakagami, diretor técnico, Ernani Souza, gestor do programa dos ALI, Desóstenes Nascimento, da unidade de desenvolvimento e Marcos Caetano, da assessoria de comunicação. Pelo SENAI, ainda participaram da reunião, o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, e Edson Mugrave, consultor da coordenação de Educação Básica e Profissional (CEBEP). 

Como participar

As indústrias interessadas em se capacitar podem fazer sua inscrição diretamente do portal do Brasil Mais Produtivo. O cadastro é espontâneo e as que se inscreverem mais cedo terão mais chances de entrarem para o programa. 

Sobre o programa

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com a parceria do SENAI, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De 2024 a 2027, serão destinados R$ 2 bilhões para as consultorias, além de desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e formação profissional dos trabalhadores e gestores das empresas. A meta é engajar as MPMEs na Plataforma de Produtividade - onde estão disponíveis cursos, materiais e ferramentas de produtividade e transformação digital -, e atender presencialmente 93 mil empresas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial

Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial

Sim, você leu certo, acredite!Em um cenário de constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica, os pequenos empresários enfrentam um desafio cada

Sebrae assina Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com CGU

Sebrae assina Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com CGU

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) promove uma cerimônia nesta quarta (30), às 9h, em sua sede em Porto Velho para

Porto Velho se destaca como polo emergente da economia criativa no Brasil com o World Creativity Day 2025

Porto Velho se destaca como polo emergente da economia criativa no Brasil com o World Creativity Day 2025

A capital de Rondônia encerrou com sucesso a edição 2025 do World Creativity Day – WCD (Dia Mundial da Criatividade e Inovação), que movimentou a ci

FAMPE se consolida como ferramenta estratégica para inclusão financeira e fortalecimento das MPEs no estado

FAMPE se consolida como ferramenta estratégica para inclusão financeira e fortalecimento das MPEs no estado

O projeto “Conexão Financeira”, iniciativa estratégica que visa ampliar o acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores em todo o estado, c

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)