Sábado, 23 de julho de 2022 - 12h30

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em alinhamento a uma estratégia nacional, prepara a contratação de dezenas de agentes para atuar diretamente junto às micro e pequenas empresas (MPE) de Rondônia. A expectativa é que os profissionais iniciem 2023 já atuando nos empreendimentos.
Com o advento da Lei Complementar 123/2006, a chamada Lei Geral da MPE, uma série de condições especiais foi criada para fomentar o empreendedorismo e promover desenvolvimento via desburocratização e simplificação de processos e procedimentos. A ideia era criar um ambiente cada vez mais favorável à geração e negócios e oportunidades. Todos ganhariam, incluindo o poder público, através dos tributos que eram arrecadados, antes, na informalidade.
A instituição do Agente de Desenvolvimento, que surgiu também com a Lei Geral da MPE, foi um passo gigantesco para formar uma rede de atuação em prol dos pequenos negócios no âmbito do desenvolvimento local, uma vez que o AD, como passou a ser chamado, tinha como escopo ser um representante do ente público municipal atuando para fortalecer a economia local, orientando, apoiando, fomentando e propondo estratégias junto com o Sebrae, que o capacitou e o empoderou, junto com a gestão municipal.
A fórmula deu tão certo que o Sistema Sebrae agora prepara uma ampliação dessa estratégia, também abrindo mais o leque de especialidades dos agentes. É a Rede de Agentes Sebrae, que, nessa vertente, possui como premissas uma atuação integrada e proativa dos agentes – bolsistas e consultores – e um profundo conhecimento sobre as vocações territoriais. A proposta é captar ativamente o cliente, compreender suas demandas e o ambiente de negócio em que ele está inserido, apresentar estratégias para saná-las e, a partir daí, incluí-lo em uma esteira de relacionamento, com oferta de serviços e estímulo à inovação.
São quatro eixos principais de atuação da Rede de Agentes Sebrae: o Agente de Desenvolvimento se mantém articulando pela desburocratização e pelo estímulo ao empreendedorismo; o Agente de Inovação propondo sempre a inclusão de ferramentas de inovação e transformação digital dos pequenos negócios; o Agente de Crédito orientando e direcionando os empreendedores para uma maior oferta de crédito junto ás instituições de fomento; e o Agente de Empreendedorismo focado em identificar, capacitar e desenvolver empreendedores. Desses eixos prioritários, serão desdobrados outros agentes que atuarão de maneira ainda mais segmentada.
Para o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, a Rede de Agentes Sebrae deve impulsionar negócios. “Vamos aumentar nossa capilaridade, e a atuação será multissetorial para ampliar a competitividade dos pequenos negócios. Uma atuação em rede jamais vista antes e que pretende gerar grandes resultados e promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios que serão atendidos”, avalia. O edital deve ser lançado em breve, contemplando dezenas de vagas e com previsão de atuação em todo o estado de Rondônia.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles
No final de outubro de 2025, o advogado Piraci Oliveira apresentou uma análise sobre o cenário tributário e jurídico que se desenha para os dois últ

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia celebrou mais uma importante conquista para o setor produtivo rondoniense:

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro
Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025
No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia — Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)