Quinta-feira, 16 de julho de 2020 - 11h54

O Microempreendedor Individual (MEI), é a maneira mais simplificada de ser empresário no Brasil. Criado a partir da Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o instituto do MEI já conta com mais de 10 milhões de empresas no país que antes estavam na informalidade e agora geram divisas e oportunidades em todo o território nacional. Em Rondônia temos mais de 50 mil empresas constituídas com esta simplificação.
Com a pandemia causada pelo coronavírus, uma crise econômica se instalou, gerando o desligamento de muitos postos de trabalho. A consequência disso é o chamado empreendedorismo por necessidade, onde, diante de uma situação extrema, as pessoas buscam alternativas para seu sustento.
Pensando nisso, e alarmado com o número de relatos de pessoas que acabam se formalizando e ainda pagando por isso, o Sebrae entendeu a necessidade de oferecer sempre apoio ao empreendedorismo, informando, orientando e formalizando de maneira gratuita, especialmente neste momento delicado em que os recursos estão realmente escassos, evitando que os empreendedores tenham que pagar taxas e honorários, onerando ainda mais a já atribulada situação financeira deles.
Existem portais que formalizam a pessoa como MEI, porém são pagos. O único site oficial do governo federal é o www.portaldoempreendedor.gov.
Para facilitar ainda mais, nos municípios onde há possibilidade de atendimento presencial, o Sebrae mantém parcerias, disponibilizando as Salas do Empreendedor, um espaço totalmente dedicado ao Empreendedor local, onde as prefeituras disponibilizam atendentes treinados pelo Sebrae com toda a expertise em formalizar as empresas.
Se você tem uma ideia de negócio e precisa se formalizar, procure o Sebrae, que pode atendê-lo também remotamente. Acesse nosso portal de atendimento em www.sebrae.ro. Ligue para nossa Central de Relacionamento ou envie mensagens de texto por WhatsApp no 0800 570 0800, acesse nosso portal de ensino à distância www.sebrae.com.br/
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles
No final de outubro de 2025, o advogado Piraci Oliveira apresentou uma análise sobre o cenário tributário e jurídico que se desenha para os dois últ

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia celebrou mais uma importante conquista para o setor produtivo rondoniense:

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro
Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025
No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia — Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)