Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae: Lideranças do Vale do Jamari buscam desenvolvimento regional


Sebrae: Lideranças do Vale do Jamari buscam desenvolvimento regional - Gente de Opinião

Projeto de Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) chega ao seu sexto encontro na região do Vale do Jamari

 

Pensado para criar soluções econômicas para a população da região do Vale do Jamari, o projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) avança apontando o agronegócio, turismo e a governança como estratégias para o desenvolvimento dos municípios que compõem a região. Durante dois dias (24 e 25), os integrantes do LIDER se reuniram em Ariquemes e discutiram o desenvolvimento das ações que vão ser realizadas durante o ano de 2019.

 

A integrante do LIDER Rosieli Chiaratto explica que o projeto já está ganhando respaldo da iniciativa privada, terceiro setor e dos gestores públicos. “Queremos propor ações integradas e em conjunto com todos os setores, pois entendemos que esta é a forma de alcançarmos os nossos resultados”, destaca.

 

Neste encontro, algumas autoridades participaram das reuniões. O prefeito Thiago Flores, de Ariquemes, destacou a importância das parcerias. “A máquina pública é muito grande e precisamos da colaboração de projetos como este para chegarmos mais rápido aos resultados esperados por todos”, disse.

 

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, vê no LIDER uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento o estado. “Estamos potencializando a economia onde ela precisa ser forte, que é nos municípios. Além do Vale do Jamari, o projeto também está avançando na Zona da Mata. Em breve queremos levar esse modelo para todo o Estado”, argumenta.

 

Para o Presidente da FACER e ACIA, Francisco Hidalgo Farina, os empresários de Rondônia aguardam as capacitações, treinamentos e ações desenvolvidas junto aos gestores públicos para desburocratização e compras públicas dos donos de pequenos negócios. “Esse é um conjunto de fatores que contribui de forma significativa para o desenvolvimento da nossa economia”, avalia Farina.

 

Já o presidente da federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) e Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias, destacou a participação do setor produtivo no desenvolvimento econômico. “Precisamos fortalecer ações para capacitar o homem do campo e para criar oportunidades de negócios a todos àqueles que querem investir nos nossos municípios”, argumenta.

 

O diretor técnico do Sebrae, Samuel de Almeida, também participou do encontro, frisando que o foco continua sendo os donos de pequenos negócios. “As micro e pequenas empresas estão em todos os municípios, gerando emprego e renda. Vamos treinar, capacitar e dar oportunidades para que todos se desenvolvam”, finaliza.

 

Saiba mais sobre o LIDER e outras ações do Sebrae, no site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO.

Mais Sobre Economia

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020, revela pesquisa da Serasa Experian

7 em cada 10 comerciantes acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020, revela pesquisa da Serasa Experian

Após o grande impacto causado pela pandemia da Covid-19, uma pesquisa realizada pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, peq

Exportação rondoniense soma US$ 1,51 bilhão e alcança grandes mercados internacionais

Exportação rondoniense soma US$ 1,51 bilhão e alcança grandes mercados internacionais

Rondônia se mantém em destaque no nível de exportação. É o que aponta a balança comercial, calculada entre janeiro e outubro deste ano, que está super

Vantagens do “Cidadania Empresarial” são apresentadas pela Sefin; ação do programa acontece nos dias 8 e 9 de dezembro

Vantagens do “Cidadania Empresarial” são apresentadas pela Sefin; ação do programa acontece nos dias 8 e 9 de dezembro

Na sexta-feira (3) a Secretaria de Finanças do Estado (Sefin) realizou uma coletiva de imprensa para divulgar os benefícios da primeira ação do Progra