Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Seagri e Sebrae investem na melhoria da produção leiteira de Rondônia

Inovação e tecnologia para a pecuária leiteira com atuação em conjunto


Seagri e Sebrae investem na melhoria da produção leiteira de Rondônia - Gente de Opinião

O Sebrae em Rondônia, em sua atuação no agronegócio, trabalha projetos nos segmentos prioritários e estratégicos para o estado. Com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas, o Sebrae busca uma convergência estratégica com as prioridades governamentais, a fim de que os recursos financeiros disponíveis possam apoiar este propósito.  O destaque vai para o projeto Inovatec Leite, aprovado em 30 de abril pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) com recursos do Fundo Proleite. A iniciativa, com inovação na tecnologia e promoção da educação empreendedora no campo, pretende gerar sustentabilidade e potencializar a bovinocultura leiteira. O projeto que propõe ações para o aprimoramento tecnológico da atividade leiteira em Rondônia, além da educação empreendedora no campo, também prevê a realização de eventos dinâmicos e modernos para incentivar as novas gerações ligadas à família do produtor, com geração de valor aos atores da cadeia produtiva.

 

O Inovatec Leite é fundamentado em três pilares que visam o fortalecimento dessa cadeia: 1. Educação empreendedora no campo, 2. Desenvolvimento e inserção de soluções inovadoras, 3. Melhoria do padrão genético do rebanho.

 

O Secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, enfatiza “que mesmo com a pandemia da Covid-19, os trabalhos continuam sendo realizados, à distância por vídeo conferência e o Condalron, enquanto conselho que delibera a aplicação dos recursos do Fundo Proleite, cumpre o seu papel legal, mantendo o quórum para funcionamento”. Afirma ainda que “Rondônia é um dos maiores produtores de leite da Região Norte, produz mais de dois milhões e meio de litros diários, conta com importante aporte de recursos do Fundo Proleite, que foi criado pelo governo de Rondônia e mantido com recursos oriundos dos impostos pagos pelas indústrias laticinistas, para apoiar os pequenos produtores da agricultura familiar produtores de leite e os demais participantes da referida cadeia produtiva”. Ressalta ainda que a parceria com o Sebrae gera mais oportunidades de fortalecimento dessa cadeia produtiva, o qual atuará em aspectos importantes, promovendo a educação empreendedora dos jovens no campo e mais tecnologia para aumento da produtividade.

 

O Diretor técnico do Sebrae Samuel Almeida reafirma a importância de fortalecer o negócio leiteiro de Rondônia, “Como importante fonte de renda para o produtor rural, que deve incorporar tecnologias inovadoras para aumento da produtividade e sobretudo investimentos na melhoria da gestão do negócio. A inovação torna os empreendimentos rurais da bovinocultura leiteira cada vez mais sustentáveis, com isso aumenta a renda do produtor rural e fortalece a sucessão familiar no campo”. Destaca ainda que além dos investimentos do Sebrae e Seagri, o projeto Inovatec Leite contará com parcerias institucionais importantes da Embrapa, Emater, Senar, SindLeite e instituições de ensino para que os esforços realizados se traduzam em grandes resultados para a cadeia produtiva do leite.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia alcança recorde histórico com mais de 26 mil novas empresas abertas em 2024 sob gestão de Marcos Rocha

Rondônia alcança recorde histórico com mais de 26 mil novas empresas abertas em 2024 sob gestão de Marcos Rocha

O ano de 2024 marcou mais um avanço para o desenvolvimento econômico de Rondônia. Sob a liderança do governador Marcos Rocha, o estado alcançou um n

Sebrae em Rondônia apresenta proposta de parceria à Energisa para fortalecer o ecossistema de negócios no estado

Sebrae em Rondônia apresenta proposta de parceria à Energisa para fortalecer o ecossistema de negócios no estado

O encontro realizado nesta quarta-feira (16) marcou o início de uma parceria estratégica para impulsionar ações de fomento ao empreendedorismo no es

Sanção através de tarifas gera grande tensão entre Brasil e EUA

Sanção através de tarifas gera grande tensão entre Brasil e EUA

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros gera grande tensão entre Brasil e EUA,

FIERO acompanha negociações sobre tributação dos EUA em 50% sobre o produto brasileiro

FIERO acompanha negociações sobre tributação dos EUA em 50% sobre o produto brasileiro

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) acompanha com atenção as movimentações da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e demais

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)