Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Plataforma está disponível para empresas brasileiras

Ferramenta no site do INPI por meio de consultas gratuitas


Plataforma está disponível para empresas brasileiras - Gente de Opinião

A partir de agora, as empresas brasileiras terão mais uma oportunidade de acesso a tecnologias desenvolvidas em outros países. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO) anunciaram a adesão do Brasil a uma plataforma internacional de compra, venda e licenciamento de direitos de propriedade industrial, a IP Marketplace. A ferramenta, que foi criada em 2007, mas que ganhou uma nova versão em 2017, vai beneficiar principalmente os pequenos negócios da área de tecnologia.

A analista Raquel Minas, da área de Inovação do Sebrae, explica que a plataforma facilita o acesso das empresas brasileiras a um número maior de patentes, marcas e desenhos industriais desenvolvidos em outros países. “Muitas vezes o empresário tem dificuldade em saber se a patente está à venda e o contato do responsável, mas com essa ferramenta terá facilidade na aquisição”, afirma a especialista.

O IP Marketplace foi desenvolvido pelo DKPTO e promove o primeiro contato entre os potenciais compradores, vendedores, licenciadores, parceiros e investidores, enquanto as negociações e transações são efetivadas diretamente entre as partes. É um site que funciona como vitrine de marcas, patentes e desenhos industriais. Atualmente, estão registrados 6 mil usuários de 157 países. A participação na plataforma é gratuita e está aberta a empresas, universidades e pessoas físicas, inclusive para os interessados em identificar parceiros para o desenvolvimento de inovações. Pode ser acessada diretamente do portal do INPI (www.inpi.gov.br), em sua aba superior fixa, ou na própria página (https://ip-marketplace.org/).

 

Quando se trata de marcas e patentes o Sebrae em Rondônia oferece soluções que permitem alternativas seguras para se trabalhar. Para você que já tem o cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) e nunca se preocupou em registrar a sua marca, procure o Sebrae para receber orientações. Outras necessidades como patente, transferência de tecnologia, bem como outros serviços que fazem parte das atividades do Sebraetec aproveite essa grande oportunidade para se valer dessas soluções, trata-se de um conjunto de serviços de consultoria que são subsidiados em até 70% do valor do projeto.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prazo apertado I: Pequenos Negócios têm até 30 de janeiro para Renegociar Dívidas e voltar ao MEI/Simples

Prazo apertado I: Pequenos Negócios têm até 30 de janeiro para Renegociar Dívidas e voltar ao MEI/Simples

Se você é MEI, Micro ou Pequeno empreendedor e foi excluído do MEI/Simei ou do Simples, e um dos motivos é estar com débito inscrito na Dívida Ativa

Prefeitura antecipa salário e injeta renda em Porto Velho

Prefeitura antecipa salário e injeta renda em Porto Velho

O salário de todos os servidores públicos da Prefeitura de Porto Velho estava agendado para sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026. A administração

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

A Feira Compre Mais Aqui integrou a programação do aniversário de instalação de Porto Velho, celebrado em 24 de janeiro, e movimentou o Complexo da Es

Sebrae RO amplia planejamento de missões para 2026

Sebrae RO amplia planejamento de missões para 2026

O Sebrae em Rondônia inicia o planejamento de 2026 com foco na ampliação e no fortalecimento das missões empresariais nacionais e internacionais, apó

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)