Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Para a Sudam, Fórum é um espaço aberto para discutir o desenvolvimento da Amazônia


Para a Sudam, Fórum é um espaço aberto para discutir o desenvolvimento da Amazônia - Gente de Opinião

A superintendente da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), Louise Caroline Campo Low, confirmou o apoio e a participação da instituição no Fórum Amazônia+21, que acontece de 4 a 6 de novembro através de plataformas online. "A Sudam patrocina o Fórum Mundial Amazônia+21 porque acreditamos que, além de ser um evento de negócios e parcerias, é um espaço aberto para discutir o desenvolvimento da Amazônia. E esse é o negócio da Sudam: levar qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui, incluir e integrar com sustentabilidade", disse. 

Segundo a superintendente, a Sudam tem instrumentos sólidos para desenvolver a região. "E agora, com uma nova gestão, pretendemos mostrar que a Sudam está viva e será protagonista na promoção do desenvolvimento includente e sustentável da Amazônia Legal. Temos mais de 200 colaboradores, um corpo funcional qualificado, atuamos em todos os estados da região Norte, além do Mato-Grosso e parte do Maranhão", explicou. 

Louise falou ainda sobre o PRDA (Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia), que está concorrendo ao Prêmio de Inovação no Setor Público. "Reunimos projetos e diretrizes para a nossa ação", disse.  "Participar de um fórum que discute e comunica ações e planos de desenvolvimento está alinhado com a nossa missão institucional”.

 

O prêmio e o PRDA 

O Plano Regional do Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), elaborado pela Sudam, foi considerado validado no 24º Concurso Inovação no Setor Público. O concurso é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade. 

O PRDA concorre na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal.  Às iniciativas vencedoras são concedidos o troféu destinado à instituição, certificados para os integrantes das equipes e direito ao uso do Selo Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica. 

Além disso, os vencedores passam a compor o Repositório Institucional da Enap e as equipes premiadas ficam habilitadas a participar de eventos organizados ou viabilizados pela Enap e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, aprimorar e disseminar a inovação no setor público.

 

Sobre o Amazônia+21 

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Prefeitura de Porto Velho, com correalização da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

O Fórum será totalmente virtual e acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro deste ano. Os debates sobre os desafios e as soluções para a Amazônia se darão a partir de quatro eixos temáticos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação. Para participar, inscreva-se no site amazonia21.org.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

A Receita Federal informou que foram disponibilizados no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) os Termos de Exclusão do regime

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho fechou o primeiro semestre de 2025 com números expressivos na economia e alcança um marco significativo no desenvolvimento econômico no es

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Paraense de nascimento e rondoniense de coração, a empreendedora no ramo de cosméticos e confecções, Regina Veiga, é uma das participantes da Feira Mu

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativ

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)