Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Nova lei de licitações e contratos serão temas de curso prático para técnicos e gestores da administração pública

As aulas serão ministradas pelo Controlador Geral do Estado de Rondônia e Auditor Fiscal, professor Francisco Neto. As inscrições, com número limitado de participantes, poderão ser feitas até o dia 22 de agosto de 2022.


Nova lei de licitações e contratos serão temas de curso prático para técnicos e gestores da administração pública  - Gente de Opinião

O planejamento das licitações, estudos técnicos preliminares e termo de referência como instrumento de uma gestão inovadora e eficiente serão temas do curso de capacitação, a ser realizado, em Porto Velho, nos dias 24, 25 e 26 do mês de agosto de 2022. A capacitação incluirá atividades práticas sobre a imperiosa necessidade da observância legal dos gestores na formalização do processo de licitação pelas prefeituras, câmara de vereadores, autarquias e órgãos do governo do estado. As aulas práticas serão ministradas pelo Controlador Geral do Estado de Rondônia e Auditor Fiscal da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia, professor Francisco Neto. As inscrições, com número limitado de participantes, poderão ser realizadas até o dia 22 de agosto de 2022.

Nova Lei de Licitação

A capacitação visa trazer informações gerais acerca da nova lei de licitações e demonstrar seus instrumentos de planejamento. Os participantes conhecerão os novos instrumentos de planejamento e terão plenas condições de elaborá-los, especialmente os Estudos Técnicos Preliminares – ETP e o Termo de Referência.

 

Público-alvo

Gestores, integrantes da comissão de licitação, agentes públicos encarregados da elaboração de abertura de processo de compras, termos de referência e projetos básicos de serviços comuns, integrantes do controle interno, servidores públicos em geral, acadêmicos que desejam conhecer a prática das licitações públicas.

 

Metodologia

Método expositivo, estudos dirigidos, elaboração de exercícios para fixação, aplicação de metodologias ativas para o aprendizado e tira dúvidas.

 

Professor

Controlador Geral do Estado de Rondônia – CGE/RO; Auditor Fiscal da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia – SEFIN/RO; Vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia; Professor de Direito Constitucional e Administrativo em nível superior; Professor de Gestão e Direito Público para concursos públicos; Atuou como Coordenador do Grupo de Padronização de Normas Internacionais de Auditoria Interna do CONACI/Banco Mundial. É um profissional reconhecido na formação e capacitação de técnicos e gestores públicos.

 

Local do curso

O curso acontecerá em Porto Velho RO, no Golden Plaza Hotel, localizado a Avenida Governador Jorge Teixeira, 810, Nova Porto Velho, nos dias 24 (período da tarde) 25 (dia todo) 26 (até o meio-dia) do mês de agosto de 2022 e contará com certificação.

Link para inscrição do curso             

Inscrições por meio do link: https://forms.gle/mY9yKK1ozfPFf3Q37

Vagas limitadas: Inscrições até dia 22/08/2022.

Informações: (69) 98169-6108.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma Tributária: do sonho ao pesadelo para pequenas empresas

Reforma Tributária: do sonho ao pesadelo para pequenas empresas

A Reforma Tributária do Consumo, regulamentada pela Lei Complementar nº 214/2025, instituiu o IBS, a CBS e o Imposto Seletivo, com a proposta de sim

Fecomércio-RO recebe comitiva do Ministério do Comércio e Turismo do Peru

Fecomércio-RO recebe comitiva do Ministério do Comércio e Turismo do Peru

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio-RO) recebeu uma visita institucional de representantes do Comércio Exter

Aprenda a utilizar as opções de créditos para fortalecer e expandir o seu negócio

Aprenda a utilizar as opções de créditos para fortalecer e expandir o seu negócio

O acesso ao crédito continua sendo um dos principais desafios para quem deseja abrir, manter ou expandir um negócio. Pensando nisso, três novos curso

STF Abre Caminho para Recuperação de Valores Pagos a mais no DIFAL

STF Abre Caminho para Recuperação de Valores Pagos a mais no DIFAL

Micro e pequenas empresas de Rondônia optantes pelo Simples Nacional podem ter valores de DIFAL a recuperar. O tema ganhou força após decisão do Supre

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)