Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Lançamento do ALI COOP marca novo ciclo do Sebrae para o cooperativismo na Amazônia Legal

Projeto ALI COOP é lançado em Porto Velho com Diretor Bruno Quick e parceiros nacionais, alinhando inovação, bioeconomia e desenvolvimento sustentável


O ALI COOP será executado em dois ciclos até 2027, com 24 Agentes Locais de Inovação atuando diretamente junto às cooperativas da Amazônia Legal. - Gente de Opinião
O ALI COOP será executado em dois ciclos até 2027, com 24 Agentes Locais de Inovação atuando diretamente junto às cooperativas da Amazônia Legal.

O Sebrae lança quarta-feira (29) em Porto Velho o ALI COOP – projeto piloto que leva inovação às cooperativas extrativistas da Amazônia Legal com foco em bioeconomia, inclusão produtiva e sustentabilidade.

O anúncio acontece durante um café da manhã na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a partir das 8h15, com a presença de dirigentes, conselheiros e autoridades nacionais.

Já com presença confirmada Julia Cruz do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Leonardo Leite e Vinicius Cascone do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), além dos diretores Mauro Borallho (Sebrae MA) e Maria Domingas (Sebrae PA).

Após as solenidades do lançamento oficial, o Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia seguirá com uma reunião às 11h, que terá o Diretor Técnico do Sebrae Nacional Bruno Quick como convidado de honra.

Às 15h, a Assembleia Legislativa de Rondônia realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cooperativismo. O Diretor Bruno Quick abre as falas do evento, apresentando o ALI COOP e as ações do Sebrae para a bioeconomia em intervenção institucional.

A realização da sessão e a inclusão do projeto na pauta foram articuladas pela OCB/Sescoop, por meio do presidente Salatiel Rodrigues, cuja mobilização foi determinante para a celebração e o alinhamento da agenda ao cooperativismo regional.

Cooperativismo na Amazônia Legal como eixo estratégico

Com 4.542 cooperativas ativas (11,9% do total nacional), a Amazônia Legal consolida o cooperativismo como arranjo econômico essencial para geração de renda, defesa de interesses de produtores tradicionais e preservação ambiental.

Embora o extrativismo responda por apenas 1,3% do valor da produção agropecuária na região, ele lidera a produção nacional de produtos florestais com 44,1% do valor total da extração vegetal no país — evidenciando uma base real de potencial para inovação, agregação de valor e acesso a mercados.

É nesse contexto que nasce o ALI COOP, com desenho institucional em articulação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Fundo Amazônia, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

O projeto atua como resposta prática às demandas por competitividade, governança ESG e estratégias de sustentabilidade nas cooperativas extrativistas.

Onde o piloto acontece, como opera e quem impacta

O ALI COOP será desenvolvido em dois ciclos até 2027, com 24 Agentes Locais de Inovação dedicados. O primeiro ciclo — que já começa em Rondônia (Porto Velho, Cacoal e Ji-Paraná), Maranhão (Caxias, Bacabal e Imperatriz) e Pará (Santarém e Abaetetuba) — reúne 12 bolsistas trabalhando ao longo de 12 meses em 17 encontros com foco em indicadores de desempenho: aumento de faturamento, ampliação de cooperados, acesso a novos mercados e redução de resíduos sólidos.

O programa atenderá diretamente 50 cooperativas inseridas em cadeias estratégicas da bioeconomia — babaçu, cupuaçu, castanha e açaí — beneficiando 3.350 famílias e impactando mais de 9 mil pessoas ao longo da execução.

Muito além de um piloto

Mais do que implantar métodos de gestão e inovação, o ALI COOP reposiciona o cooperativismo amazônico como protagonista da nova economia de base florestal. Ao reconhecer ativos tradicionais, conectar tecnologia à prática comunitária e alinhar agendas governamentais, o projeto transforma a floresta em ativo econômico vivo — e não apenas patrimônio ecológico.

Com o lançamento em Porto Velho, o Sebrae em Rondônia inaugura uma agenda de baixo carbono, desenvolvimento territorial e competitividade internacional com base na força coletiva das cooperativas — convertendo a Amazônia Legal de potencial inexplorado a estratégia de futuro.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Autônomos no CPF devem sentir pressão por nota fiscal já a partir de janeiro de 2026. O trabalho “no CPF” deve enfrentar uma mudança prática importa

Refis 2026 começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros

Refis 2026 começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros

Com o objetivo de oferecer aos moradores uma oportunidade de regularizar dívidas com o município, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que, a partir d

FACER participa da 3ª Reunião do Comitê de Comércio Exterior do Estado de Rondônia

FACER participa da 3ª Reunião do Comitê de Comércio Exterior do Estado de Rondônia

Na manhã desta quarta-feira (10), o vice-presidente da FACER, Sr. Cícero Noronha e o Diretor de Finanças, Sr. Ednilso de Oliveira representaram a FA

Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI

Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI

Tem sido veiculado em diferentes meios de comunicação, incluindo televisão, rádio e redes sociais, a informação de que toda a receita recebida por u

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)