Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais


FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais  - Gente de Opinião

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”, em reunião realizada na quinta-feira, 9. A iniciativa busca utilizar o poder de compra do estado como uma alavanca estratégica para fomentar o crescimento das pequenas empresas locais, estimulando a competitividade, inovação e sustentabilidade do setor. O projeto visa integrar o desenvolvimento econômico de Rondônia ao fortalecimento dos pequenos negócios, gerando mais empregos e renda para a população.  

O projeto propõe a implementação das margens de preferência nas licitações do estado, permitindo que, nos processos de compra, o governo priorize a aquisição de produtos e serviços de empresas locais. Com isso, o governo estadual espera não só fortalecer a economia local, mas também promover a inovação e o crescimento das empresas de pequeno porte (EPP) no estado. 

Em sua fala, o vice-governador Sérgio Gonçalves destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico de Rondônia. “Com o poder de compra do estado, conseguimos impulsionar a competitividade das nossas empresas locais. Isso não só vai gerar mais empregos e renda, mas também vai fortalecer a nossa economia, criando um ciclo de crescimento sustentável e promovendo a inovação nas empresas de Rondônia”, afirmou Gonçalves.  

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e a FIERO, com o objetivo de criar um ambiente mais favorável ao crescimento dos pequenos negócios no estado. Marcelo Thomé, presidente da FIERO, reforçou a importância de integrar o desenvolvimento das pequenas empresas ao crescimento econômico regional.  

“Nosso objetivo é utilizar o poder de compra do estado para criar um ciclo de prosperidade. Ao apoiar os pequenos negócios, estamos também contribuindo para o crescimento de toda a economia de Rondônia, criando uma economia mais forte e competitiva”, explicou Thomé. O presidente ainda afirmou que está no radar da FIERO atender à demanda por qualificação de mão de obra por meio dos cursos do SENAI, assim como mecanismos para facilitar o acesso ao crédito para os pequenos negócios.  

A FIERO, como a principal entidade do setor industrial em Rondônia, tem se dedicado constantemente a apoiar o crescimento e a modernização das indústrias do estado. Com o projeto como o "Poder de Compra", a federação reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das indústrias rondonienses, sempre focando na criação de uma economia mais forte, diversificada e inovadora, capaz de gerar mais oportunidades para os empresários e trabalhadores do estado.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Recorde histórico! Mais de 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos em 2024

Recorde histórico! Mais de 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos em 2024

Resultado é cerca de 10% superior ao registrado no ano anterior. Sebrae elaborou 10 dicas para quem deseja empreender em 2025O ano de 2024 registrou

Projeto do Sebrae que empodera lideranças gera frutos no Vale do Jamari

Projeto do Sebrae que empodera lideranças gera frutos no Vale do Jamari

O Projeto LIDER, acrônimo de Liderança para o Desenvolvimento Regional, foi uma iniciativa do Sebrae em Rondônia que gerou bons frutos. A iniciativa

Saiba porque você não deve viajar sem um seguro e conheça as principais coberturas

Saiba porque você não deve viajar sem um seguro e conheça as principais coberturas

Viajar é uma experiência empolgante, marcada por momentos de lazer e descanso. No entanto, imprevistos podem surgir a qualquer momento: no trajeto,

Pequenas empresas são notificadas pelo Fisco sobre diferenças de imposto a pagar relacionado ao Pix

Pequenas empresas são notificadas pelo Fisco sobre diferenças de imposto a pagar relacionado ao Pix

Micro e Pequenas empresas optantes do Simples Nacional no estado, têm enfrentado um novo tipo de fiscalização por parte da Secretaria da Fazenda (Se

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)