Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

FACER realiza 2ª Reunião Ordinária em Ouro Preto do Oeste


FACER realiza 2ª Reunião Ordinária em Ouro Preto do Oeste - Gente de Opinião

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia realizou no sábado (28), na sede da Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto do Oeste - ACIOP, a 2ª Reunião Ordinária da sua Diretoria Administrativa e do Sistema FACER 2025.

O encontro foi conduzido pela presidente da FACER, Kelly Naahmara Rodrigues Jorge, e contou com a presença do vice-presidente Cícero Noronha, diretores da entidade e presidentes de diversas Associações Comerciais do estado.

Na pauta, estiveram temas estratégicos como a apresentação e aprovação das contas do triênio 2022/2024, análise das demandas das associações locais, além da apresentação do projeto Liquida Rondônia e informes do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Rondônia - CMEC RO.

A programação contou com duas palestras relevantes. Em uma delas, o auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN/RO), Jailton Cosme Lima Oliveira, falou sobre os Benefícios Fiscais em 2025, enquanto Rafael Vargas, diretor institucional do Centro de Administração Integrada de Rondônia (Cairon), abordou estratégias e fontes de captação de recursos para o setor empresarial.

Para a Presidente Kelly Naahmara, encontros como este são fundamentais para fortalecer a união do sistema associativista. “Cada reunião é uma oportunidade de alinharmos objetivos, ouvirmos as necessidades regionais e definirmos estratégias conjuntas. Nosso foco é manter o associativismo como protagonista no desenvolvimento de Rondônia. Agradeço ao presidente Zenildo, ao vice-presidente Joel e à equipe da ACIOP pela recepção organizada e pela oportunidade de sediar este encontro em sua casa,” destacou a presidente.

O vice-presidente Cícero Noronha também reforçou o papel da FACER como porta-voz do empresariado. “Existimos para sermos a voz unida das nossas entidades. Estar juntos, trocar experiências e buscar soluções inovadoras é fundamental para apoiar nossos empresários”, afirmou.

Para a ACIOP, anfitriã do encontro, o saldo foi extremamente positivo. O presidente Zenildo avaliou o evento como um marco importante. “Receber a FACER aqui foi uma honra. Encontros descentralizados como este são fundamentais para unir o empreendedorismo, fortalecer nossas associações e proporcionar acesso a informações valiosas, como as palestras que tivemos hoje.”

Já o vice-presidente Joel celebrou a oportunidade. “Foi uma grande satisfação sediar essa reunião, que proporcionou troca de experiências, oportunidades de negócios e integração. Agradecemos à FACER pela confiança.”

A presença expressiva de lideranças do Sistema FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia reforçou o clima de união e planejamento, consolidando a entidade como referência no associativismo e na defesa dos interesses do empresariado rondoniense.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)